Estudante de Ciências Biológicas conquista bolsa internacional de pesquisa

Ciência

A variedade de experiências oferecidas pela vida universitária funciona como um chamariz  para os que ingressam no ensino superior. Entre elas, uma das mais desejadas é a oportunidade de desenvolver projetos científicos com financiamento por meio de bolsas de pesquisa. É essa parte da trajetória acadêmica que a estudante do quinto período de Ciências Biológicas da Unochapecó, Eduarda Schiefelbein, está prestes a cumprir.

Eduarda foi selecionada no programa internacional de bolsas de pesquisa ofertado pela Sociedade de Ornitologia Neotropical (SON), sendo a única brasileira escolhida pela instituição no período. A discente irá trabalhar num estudo de tendência populacional sobre aves presentes na região sul do Brasil e está empolgada com a chance de enriquecer seus conhecimentos ainda na graduação.

“Ter a oportunidade de participar dessa pesquisa está sendo uma experiência muito enriquecedora para mim, estou aprendendo muito sobre os papagaios-de-peito-roxo, pude conhecer 10 dormitórios aqui do oeste catarinense e observar de perto um pouco do comportamento dessas aves. Eu espero que nossa pesquisa traga boas contribuições para a estimativa populacional da espécie, que eu possa pôr em prática os ensinamentos adquiridos durante a graduação e que me possibilite o desenvolvimento de competências científicas, além de incentivar os colegas que também se interessam pela pesquisa”, afirma Eduarda.

A preparação do terreno para que Eduarda pudesse ingressar no programa de bolsas partiu de uma parceria gestada na própria Unochapecó. A professora Eliara Müller, orientadora da estudante, esteve em colaboração direta com a pesquisadora Viviane Zulian, egressa da instituição e atualmente pós-doutoranda da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Juntas, as duas cientistas participaram de etapas do projeto de pesquisa intitulado ‘Tendência populacional do papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea) no sul do Brasil’ e vislumbraram a possibilidade de incluir a aluna no estudo.

Eliara destaca os números expressivos alcançados pelas atividades até o momento e fala sobre os próximos passos da pesquisa. “Por meio da bolsa para a realização dessa pasquisa, e com a colaboração de outros estudantes da Unochapecó, foi possível realizar a contagem de papagaios-de-peito-roxo em dez cidades do oeste catarinense. Foram contados 2.093 indivíduos de papagaio-de-peito-roxo, que é uma espécie ameaçada, na categoria "em perigo" em nível mundial. A próxima etapa é fazer as análises da tendência populacional e escrever um artigo científico”, relata a docente.

Para Eduarda, a participação nas atividades em campo tem ajudado a determinar seu futuro na profissão. “Foi muito legal ver o envolvimento de todos e sou extremamente grata pelo auxílio na realização das contagens. O curso de Ciências Biológicas possui um vasto leque de possibilidades de áreas de atuação, acredito que por isso é tão difícil tomar a decisão de qual carreira seguir. Ao longo do curso estou descobrindo um mim uma paixão pelas aves e com certeza é uma área que eu quero me aprofundar, e creio que essa pesquisa me ajudará a decidir”, finaliza.

Papagaio do peito roxo
North carolina state university