Estudante de Ciências Biológicas desenvolve exposição com o Ceom

Cultura

O estágio é uma fase importante na vida do estudante. Além da oportunidade de adquirir mais experiência e conhecimento, é a partir dele o primeiro contato com o mercado de trabalho. A acadêmica do curso de Ciências Biológicas da Unochapecó, Maíra Michalak, aproveitou seu estágio no Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) para realizar um estudo sobre o impacto da atividade humana na biodiversidade do Oeste catarinense. O trabalho resultou em uma exposição, que estará disponível para visitação a partir do dia 19 de março, no Ceom.

A exposição conta com a parceira do Museu de Ciências Naturais e ficará no Ceom até o primeiro semestre de 2018. O objetivo é que ela percorra outros locais, levando o conhecimento adiante. Para a arqueóloga Mirian Carbonera, a possibilidade de relacionar ensino, pesquisa e extensão é importante para a formação acadêmica e, sem dúvida, possibilitará uma reflexão crítica sobre as mudanças na biodiversidade nos últimos 100 anos.

Segundo a estudante Maíra Michalak, por muito tempo, grande parte da sociedade não tinha consciência sobre a importância da conservação ambiental. Foi pensando nisso que desenvolveu seu projeto e espera sensibilizar o máximo de pessoas, diminuindo os impactos causados pela ação humana sobre o ambiente natural.

A técnica em Educação Patrimonial, Aline Bertoncello, lembra ainda o caráter interdisciplinar do Ceom. Alguns cursos da Universidade permitem a articulação das atividades de estágio no Centro de Memória. "Já realizamos projetos em parceria com estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Design, e Jornalismo, por exemplo".

Para quem quiser visitar a exposição, o Ceom fica localizado no segundo andar do Terminal Rodoviário de Chapecó. O horário de funcionamento é das 8h ao 12h e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. As visitas ou horários especiais podem ser agendados pelo telefone 3323-4779.

*Com informações do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina.
Ciencias biologicas
Ceom