Estudantes aplicam na cozinha os conhecimentos da Semana de Gastronomia

Texto Ana Paula Dornelles*

Você teria coragem de experimentar uma sobremesa em que um dos ingredientes são bichos-da-seda? E que tal degustar um aperitivo acompanhado de baratas? Curiosamente essa foi uma das atividades realizadas pelo curso de Gastronomia da Unochapecó na Semana Acadêmica do Chef. Dos dias 5 a 8 de novembro, os estudantes puderam conhecer diferentes técnicas da culinária, entre elas a antropoentomofagia, que é a utilização de insetos como alimentos.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Simone Fatima Mascarello Cervini, o objetivo do evento é atualizar conhecimentos, aprimorar técnicas e atender demandas da Gastronomia. Além disso, é algo de grande importância para os acadêmicos. "Sempre é muito positivo proporcionar aos estudantes uma semana de estudos com profissionais conceituados em suas área de atuação. Palestrantes diferentes sempre trazem ótimas ideias e métodos de trabalho. O estudante vivencia outras formas de aprendizado e articula com seus estudos no decorrer do curso", ressalta.

Bruno Bandeira é um dos estudantes que participou da Semana Acadêmica. Para o acadêmico do quinto período, muito conhecimento foi agregado durante esses quatro dias. "Aprendemos várias coisas novas na nossa área. Para mim todas as oficinas foram fundamentais, mas a que me chamou atenção foi a de insetos como recurso alimentar, pois pude ter uma experiência exótica e bem diferenciada", destaca.

Ao todo, os 200 estudantes e egressos do curso inscritos no evento puderam participar de seis oficinas, com temáticas diversificadas. No primeiro dia (05/11), aconteceu a Oficina de Bolos, com o profissional Ramon Serpa. Na terça-feira (06/11), foi a vez de aprender mais sobre o Projeto Revirado, com a oficina da professora Marigilda Dalarosa. No mesmo dia, à noite, os estudantes participaram da Oficina de Conservas, com Rose Mendes. Dia 07, o profissional Rossano Linassi ministrou a Oficina de Comida de Boteco Harmonizada com Cerveja, durante a tarde, e à noite palestrou sobre Antropoentomofagia. Para encerrar o evento, no dia 08 aconteceu a 3ª Feijogastro, aberta para todo público, que pôde saborear uma deliciosa feijoada produzida pelos estudantes. O ingresso foi um quilo de alimento não perecível. Ao todo, foram arrecadados 800 kg, que serão destinados para duas instituições locais a serem definidas.

*Estagiária, sob supervisão de Jessica De Marco
Semana academica