Estudantes já estão reunidos para expor ideias e criar novos negócios

Inovação

Foi dada a largada para um dos maiores eventos ligados à tecnologia, inovação e empreendedorismo da região. Desde a noite desta quinta-feira (24/11), 35 estudantes da Universidade participam de uma verdadeira imersão no mundo dos negócios. Trata-se do Projeto Desbravador, mais uma iniciativa da Unochapecó voltada para resolução de problemas e benefícios para a comunidade.

O projeto é direcionado à formatação de novas empresas, embrionárias ou ainda em fase de criação, que contem com projetos promissores ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. A proposta é conectar estudantes e ideias na criação de startups. As sugestões de negócios já foram apresentadas e as melhores propostas serão divididas entre oito equipes multidisciplinares. Os times têm 40 horas, portanto, até sábado para estruturar as ideias e provar que a empresa pode dar certo.

O objetivo é incentivar o empreendedorismo e o espírito de criação de novos negócios ainda na graduação. "Só a ideia não adianta. A ideia é boa quando ela é executada e se torna viável. Por isso, ao final do encontro, serão apresentados modelos de negócios. O projeto deve se transformar em algo viável e para ser aplicado na prática", explica o coordenador do evento, professor Rodrigo Barichello. É preciso, então, comprovar que aquilo pode dar certo.

desbava

Para ajudar nessa empreitada, os grupos contarão com a orientação de mentores, pessoas que já possuem startups ou que estão em processo de incubação na Incubadora Tecnológica da Unochapecó (Inctech), além do auxílio dos professores dos cursos. Empresários da comunidade farão parte da mesa julgadora que vai avaliar os projetos. As três ideias vencedoras serão premiadas pela Unochapecó.

O primeiro lugar ganha o processo de incubação na Universidade, mais seis inscrições (matrículas) no MBA em Empreendedorismo e Inovação (créditos a utilizar após formado). A proposta que ficar em segundo lugar recebe duas licenças para o curso de extensão de Inglês - Voxy - Unochapecó. Já o time da terceira colocação ganha um Curso de Extensão – Empreendedorismo e Inovação. Os três primeiros colocados também recebem um brinde da Universidade.

Segundo Barichello, a Universidade pretende dar seguimento ao Projeto Desbravador e ampliar o evento para outras áreas, sempre com foco na tecnologia e na solução de problemas para a sociedade. "O mundo inteiro está falando de startups e Chapecó é um pólo para desenvolvimento de tecnologia. A Unochapecó, por sua vez, já vem há bastante tempo investindo nessa área. O que queremos, através de iniciativas como essa, é fomentar a educação empreendedora ainda dentro da graduação".

debrava

desbava