Atividades foram desenvolvidas pelos cursos de Ciências Biológicas e Enfermagem

Geral

Estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e Enfermagem da Unochapecó realizaram viagem de estudos. As atividades aconteceram no Parque Mata Atlântica, com o objetivo de conhecer alguns dos projetos desenvolvidos pela Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), na propriedade Paraíso das Trutas.

foto

A visita, nos dias 24 e 25 de maio, teve como foco principal a integração homem/natureza e o aspecto paisagístico, na cidade de Atalanta-SC. A viagem seguiu também para Florianópolis-SC, com o objetivo de conhecer o Projeto Tartarugas Marinhas (Tamar) e O Camping Parque Estadual do Rio Vermelho.

Participaram da viagem dois professores do curso de Ciências Biológicas, duas estudantes do mestrado em Ciências Ambientais, quatro alunos do curso de Enfermagem e 16 do curso de Ciências Biológicas.

A viagem foi oportunizada pelo Programa Pró-Saúde, da Unochapecó, e potencializou a vivência de diferentes realidades, além da interação entre acadêmicos dos cursos. As visitas oportunizaram a reflexão sobre a qualidade de vida, especialmente em relação ao determinante de saúde, meio ambiente e a possibilidade de relacionar as práticas adotadas pelas instituições com os conceitos estudados na disciplina Manejo de Fauna e Flora do curso de Ciências Biológicas.

Fauna e flora

foto

Durante as atividades os estudantes observaram como o manejo e a conservação de fauna e flora são vistos e praticados em dois dos projetos mais conhecidos do Estado. Os guias exaltaram a importância da conservação e da conscientização da população para que os projetos sejam executados. Para o estudante Rainer Keppeler Junior, do curso de Ciências Biológicas, “a viagem foi ótima, observamos todo o conteúdo passado em sala de aula na prática, além do fato de termos como companhia professores e profissionais da área nos auxiliando em qualquer dúvida referente aos projetos visitados”.

Segundo a professora Camila Kissmann, a viagem teve grande contribuição para a formação acadêmica, pois, além de possibilitar aos estudantes visualizar novas possibilidades de atuação, as visitas aos projetos permitiram a consolidação do conhecimento científico estudado na universidade e a introdução de novos conhecimentos. “Sabemos que a preservação ambiental é dever de todos. Contudo, além de preservar os ecossistemas, também é necessário promover a recuperação e restauração de ecossistemas degradados. Os projetos visitados mostram que é possível recuperar e restaurar áreas degradadas e recuperar populações de espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção. Assim percebemos que, tão importante quanto estudar as técnicas de manejo ambiental em sala de aula é ver a aplicação destas técnicas na prática e os resultados obtidos.”