Estudantes conhecem na prática a realidade do SUS na região

Texto Jessica De Marco*

O projeto Vivências Interdisciplinares e Multiprofissionais (VIM) da Unochapecó aproxima os estudantes da prática profissional. Desde 2008, eles são inseridos nos serviços de atenção básica à saúde da região para conhecer, de perto, como ocorrem os trabalhos do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2018, o projeto envolveu 318 estudantes, 30 professores tutores e oito cursos de graduação da Universidade. As atividades ocorreram nas cidades de Paial, Pinhalzinho e Chapecó.

Participaram do projeto acadêmicos e professores de Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Educação Física, Medicina, Odontologia, Psicologia e Fisioterapia. A atividade aconteceu em diversas etapas, a principal delas foi a visita a campo, no dia 11 de abril. Nesta fase, os estudantes cumpriram um roteiro de observação, entrevista e coleta de informações, para depois desenvolverem um diário de campo. O objetivo, neste momento, foi levantar as necessidades da comunidade para planejar de forma participativa as ações estratégicas que atendem as demandas estudadas por eles sobre o SUS. A socialização de todas essas experiências adquiridas foram repassadas no dia 12 de junho, durante atividade que reuniu os participantes do projeto.

eggetg

Para a professora Ana Acorsi, uma das coordenadoras do VIM, a intenção das atividades é que os estudantes se reconheçam como futuros profissionais, transformadores de uma realidade. "Desde a elaboração do roteiro, eles trabalham juntos nas diferentes profissões. Eles percebem um melhor atendimento ao usuário quando se junta profissionais de diferentes áreas", comenta. Ela ainda acredita que essa é uma das atividades mais ricas da Unochapecó. "Eles têm a oportunidade de vivenciar essa realidade de maneira multiprofissional. Dificilmente conseguimos colocar tantos cursos juntos em uma mesma atividade", acrescenta.

O também coordenador do VIM, professor Altamir Trevisan Dutra, explica que esse é um projeto da Universidade que alia ensino, pesquisa e extensão. "É um projeto inovador que consegue traduzir bem como se alia esses três pontos de forma interdisciplinar".

Elisa Noskoski, acadêmica do primeiro período de Medicina, afirma que o VIM desafia os estudantes a trabalhar em conjunto. "Ocorre o compartilhamento de tarefas e conhecimentos, com base no diálogo". A aluna acrescenta que a importância dessa ação multiprofissional também é percebida dentro das unidades de saúde, sempre visualizando o melhor atendimento, propondo prevenção e promoção de saúde à comunidade. "O VIM me possibilitou conhecer melhor como o SUS funciona na prática, bem como conversar com as pessoas que são atendidas pela unidade básica de saúde que visitei. Percebi grande satisfação da comunidade e a eficiência do Sistema", finaliza.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) da Unochapecó
Vim 2018