Estudantes da Escola de Comunicação e Criatividade participam do Intercom Sul

Texto Isadora Figueiró Zanluchi*

Após dois anos realizado de forma online, por conta da pandemia decorrente do Covid-19, o Intercom Sul, maior congresso de comunicação do Sul, foi retomado de maneira presencial. Entre os dias 16 e 18 de junho, os participantes que tiveram seus trabalhos submetidos e aprovados, apresentaram os mesmos na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), campus de Balneário Camboriú. A Unochapecó foi representada pelos cursos de Design, Jornalismo, Produção Audiovisual e Publicidade e Propaganda.

Dentro do evento, acontece o Intercom Júnior, espaço destinado a acolher pesquisas elaboradas nos cursos de graduação em comunicação ou em projetos de iniciação científica. Também ocorre a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) Sul, uma tradicional premiação dos trabalhos produzidos pelos estudantes de comunicação da região Sul.

Dentre os trabalhos do curso de Jornalismo que concorreram na Expocom, está o documentário 'Chapecó em colapso', do egresso Fernando Bortoluzzi, resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ele conta que começou a pesquisa em janeiro de 2021, com a escolha da pauta. "Nesse momento em Chapecó, chegavam as primeiras doses da vacina de Covid-19 e o processo de criação do trabalho durou o ano inteiro", relata. O documentário aborda o contexto do colapso do sistema de saúde em Chapecó e traz as experiências de profissionais que estavam envolvidos nesse contexto, como uma enfermeira, um jornalista e um funcionário de um frigorífico de Chapecó. O documentário, de 80 minutos, está disponível no Youtube.

Fernando também comenta como é estar entre os cinco melhores trabalhos do Sul, em sua categoria, e expor o documentário na Expocom.  "Apresentar nosso trabalho para pessoas de outras universidades, de regiões diferentes aqui do Sul do Brasil é uma experiência única, de aprendizado e de troca", destaca.

Já no Intercom Júnior, um dos representantes da Unochapecó foi o acadêmico do sétimo período de Jornalismo, Rafael Chiamenti. Ele apresentou o trabalho intitulado 'Crowdfunding e a Nova Cultura' que traz conhecimento sobre um fundo de financiamento coletivo que vem crescendo muito no Brasil nos últimos anos, usado para ajudar pessoas a alcançarem seus sonhos por meio da solidariedade. A pesquisa em si, é focada em Jornalismo e Gênero e aborda quantos projetos da área do Jornalismo já foram realizados através do financiamento coletivo. "Poder entender a dimensão e a revolução que a cultura do crowdfunding tem se aplicado no Brasil, nos deixa admirados. E a sensação de apresentar um trabalho no congresso foi muito gratificante", conta Rafael.

O Intercom

A abertura do evento teve a presença do jornalista Leandro Demori, que já fez parte da equipe do The Intercept Brasil, e foi um dos responsáveis pelas reportagens da Vaza Jato, que vazou conversas dos procuradores da Operação Lava Jato com o juiz Sérgio Moro. Para a professora Angélica Lüersen, este foi um dos grandes momentos do evento pois durante a conferência, o jornalista instigou os acadêmicos sobre a importância, a relevância e a responsabilidade social da profissão.

Além da palestra, os acadêmicos também puderam participar de oficinas pedagógicas dentro do evento. Fernando, por exemplo, conta que participou da oficina de Imagem Pessoal, que ajudou a entender o uso da imagem para transmitir sua personalidade. Já Rafael, participou da oficina de Light Painting, que abordou a pintura com luzes para fotos criativas.

Sobre a participação no evento, Rafael destaca que é a oportunidade de ficar imerso, durante três dias, em um universo muito diferente. "Você fala sobre comunicação, você se relaciona com outros colegas e professores, pode conhecer novas pessoas, novas maneiras de estudar e fazer uma pesquisa ou trabalho", salienta.

A professora Angélica também destaca que a volta do evento de forma presencial trouxe, além da experiência de apresentação de trabalhos, a oportunidade de voltar a ter a troca de energia e de diálogos.

"A dinâmica do evento presencial é totalmente diferente do que foi o online e por isso também fiz questão de acompanhar os estudantes. Esses eventos são essenciais para a troca, que sempre é muito rica. Para o estudante, estar ouvindo o ponto de vista de outros colegas, de outras universidades, é importante porque sai dessa discussão apenas com pessoas mais próximas. Então é essencial do ponto de vista  da formação do estudante. Quem esteve nas salas discutindo, mesmo sem apresentação de trabalhos, conseguiu também ampliar o olhar", relata.

Oportunidade

Os cursos da Unochapecó têm histórico de apresentações na Expocom, onde são selecionados os cinco melhores trabalhos do Sul do Brasil em cada categoria. Para a próxima Expocom Sul, em 2023, a professora Angélica Lüersen, destaca que a preparação inicia ainda neste ano. Primeiro, com produções nos componentes, já que só podem concorrer produtos do ano anterior. "O incentivo dos professores para essa produção precisa ser não só para aprovação ou não do estudante. Mas fazer com que ele perceba e produza um trabalho pensando na relevância dessa produção, num contexto regional ou até mesmo nacional e como isso pode ser potencialmente um trabalho premiado num evento de comunicação", comenta.

De acordo com a professora, o incentivo dos professores continua no ano seguinte, quando eles reforçam com os estudantes a possibilidade de  inscrição e o envio do trabalho para a premiação. "Muitas vezes os projetos executados durante a graduação ficam somente entre estudantes e professores e nosso incentivo é de que eles inscrevam os trabalhos, participem desses eventos e aprendam com estudantes e professores de outras universidades também", frisa.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel.