Estudantes da Uno configuram dois mil tablets utilizados nas escolas municipais

Inovação

Texto Gabriel Kreutz*

Com o início das aulas nas Escolas de Educação Básica Municipais (EBMs) neste ano, uma série de mudanças e adaptações tiveram que ser feitas para que fossem respeitadas as medidas de prevenção à Covid-19. Neste sistema, estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Unochapecó, estão auxiliando a Secretaria de Educação de Chapecó numa ação para que os alunos que não possuem equipamentos eletrônicos em casa possam continuar acompanhando as aulas de forma remota.

Acadêmicos estão instalando aplicativos e formatando os aparelhos

Serão distribuídos cerca de dois mil tablets para as crianças que necessitem, porém, os aparelhos necessitam de uma formatação e instalação de alguns aplicativos para que, até início de junho, eles possam ser entregues, já com uma nova plataforma que está em desenvolvimento. E é aí que entra o papel dos acadêmicos. Desde a última semana, 21 estudantes dos dois cursos estão se revezando para realizar esse trabalho de configuração dos equipamentos, que ocorre na Secretaria, cumprindo as normas de prevenção à Covid-19.

"A atividade é importante para os estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação contribuírem com a disseminação do uso da tecnologia na sociedade. Os dispositivos serão utilizados pelos estudantes das escolas municipais no período da pandemia, possibilitando que acompanhem as aulas remotamente. Ressalta-se o engajamento e interesse dos estudantes dos cursos em atender esta demanda, motivados pela democratização da tecnologia como ferramenta para atendimento de demandas da sociedade", ressalta o coordenador de Ciência da Computação, professor Sandro Silva de Oliveira.

O professor destaca que essa também é uma forma dos acadêmicos realizarem a contrapartida exigida pela bolsa de estudo do Artigo 170. A realização da atividade ocorre durante dois dias da semana, e nos sábados, com previsão de encerramento no dia 29 de maio.

De acordo com o gerente de Manutenção e Suprimentos da Secretaria de Educação do município, André Uez, a participação dos estudantes da Unochapecó está sendo fundamental para a eficiência desta ação. "Essa galera é muito competente e alto astral. Já no início das atividades tomaram iniciativa de buscar a solução de situações não previstas, e foram muito ágeis no primeiro dia, com a configuração de mais de 200 aparelhos", finaliza.

*Jornalista - Unochapecó

Tablets