Estudantes de Administração e Direito ganham prêmio do concurso Altissia

Profissão

Texto Ícaro Colella*

Aprender um novo idioma requer tempo e muita dedicação. Mas para quem trabalha e faz graduação, isso pode ser algo difícil de conciliar. Ao pensar nesta realidade dos estudantes, a Unochapecó disponibiliza a plataforma Altissia, que contempla cursos em sete idiomas e permite uma adequação na rotina. Além de ser gratuito, existe uma premiação mensal para os estudantes que mais se dedicaram aos estudos. Nesta semana, foi a vez de Leandro Muller, acadêmico do curso de Administração do Campus de Chapecó e Clebesom Block acadêmico de Direito da unidade São Lourenço do Oeste, receberem seus vouchers da Netflix de duração de dois mês. As premiações seguem, mensalmente, até dezembro deste ano.

O desejo de Leandro em aprender e procurar essa qualificação teve duas motivações: buscar o segundo idioma na vida profissional e também facilitar a comunicação dentro da empresa que trabalha, que conta com muitos imigrantes. "No meu trabalho tenho muito contato com estrangeiros que vieram para Chapecó, e tem essa necessidade de entender eles, porque muitas vezes eles demoram para falar o português. Eu achei interessante aprender um pouco da língua deles, para me comunicar com mais facilidade e também pelo diferencial de possuir um segundo idioma na vida profissional", conta.

Clebesom Block foi o vencedor da Unidade SLO

Chapecó é uma região que cresce a cada dia, e abre as portas para estrangeiros. O domínio de uma outra língua pode gerar possibilidades na região. Leandro conta que continuará, nos tempos livres, a se dedicar-se ao curso, devido a facilidade que a Altissia oferece, de conciliar uma vida corrida com o aprendizado da língua. "A plataforma é fácil de lidar, bem autoexplicativo, para realizar os exercícios e atividades, não tive nenhuma dificuldade. Pretendo agora fazer 200 horas", friza.

Segundo o coordenador institucional do projeto e diretor da Área de Ciências Humanas e Jurídicas (ACHJ), professor Gláucio Wandre Vicentin, esta premiação foi pensada no sentido de estimular os usuários da plataforma a intensificar seus estudos. O professor afirma que  essa dedicação representa uma crescente na vida acadêmica de quem dedica algum tempo ao curso. "O concurso consiste em premiar mensalmente dois ganhadores, um em Chapecó e outro em São Lourenço. O prêmio proporciona ao ganhador a experiência de assistir filmes na língua que ele tá estudando. Além disso, o estudo de uma segunda língua representa um universo de possibilidades para sua atuação profissional, fortalece o currículo e abre portas para conquistar melhores espaços no mercado de trabalho. Com o mundo globalizado, a segunda língua é sempre um diferencial", finaliza.

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Kreutz

Premio