Estudantes de Direito participam de viagem de estudos a Brasília

Profissão

Texto Ana Vertuoso*

Conhecer espaços e opiniões diferentes nos trazem ensinamentos grandiosos. É o que diz a acadêmica do 6º período de Direito da Unochapecó, Kerlyn Larissa Castaldello, após retornar de uma viagem do curso a Brasília. Entre os dias 18 e 20 de novembro, ela e mais cinco colegas conheceram a sede dos três poderes da República e puderam entender mais sobre a futura profissão.

As estudantes e o professor José Jacir Victovoski visitaram espaços importantes para a justiça brasileira e acompanharam um pouco o funcionamento diário das instituições. No Supremo Tribunal Federal (STF), por exemplo, as estudantes assistiram uma sessão de julgamentos da Primeira Turma. Além disso, o grupo também conheceu o Palácio do STF, local onde estão os espaços culturais, o Hall dos Bustos e o Plenário.

Durante visita à Praça dos Três Poderes, eles tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos diferentes símbolos da cidade, a exemplo da escultura 'Os Guerreiros' (mais conhecida como Os Candangos), 'A Justiça', localizada em frente ao STF, e o 'Panteão da Pátria', construído em homenagem ao presidente Tancredo Neves. No Banco do Brasil, as estudantes conheceram o Núcleo Jurídico, a fim de compreender o funcionamento de um dos maiores escritórios corporativos do país.

O grupo acompanhou uma sessão solene na Câmara dos Deputados

Já no Senado, foram realizadas visitas aos diferentes espaços, incluindo plenário e biblioteca. No último dia da viagem (20/11), o grupo esteve na Câmara dos Deputados, onde conheceram os locais destinados aos gabinetes e às comissões. Além disso, eles acompanharam a sessão solene realizada em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra.

Para Kerlyn, que participou de sua primeira viagem com o curso, atividades como esta são muito importantes para sua formação. "A viagem nos proporcionou momentos que ficarão guardados e marcados em nossas vidas. Em todos os locais que visitamos, agregamos um pouco do conhecimento existente naquele local".

De acordo com o professor José, essa experiência única irá contribuir com a vida acadêmica e profissional dos estudantes. "Compreender o funcionamento e competências dos diferentes órgãos do Judiciário é fundamental para o exercício de qualquer atividade jurídica”, salienta.

*Estagiária sub supervisão de Gabriel Kreutz

Viagem de estudos