Estudantes de Medicina conversam com idosos sobre tipos de câncer

Texto Vanessa Marquezzan*

O número de casos de câncer registrados no Brasil aumenta a cada ano. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), estima-se que neste biênio (2018-2019) ocorram 600 mil novos casos para cada ano. Portanto, torna-se cada vez mais importante conversar com a população sobre o assunto, levando o conhecimento adequado das formas de prevenção e de autoexame. Foi isso que os estudantes do curso de Medicina da Unochapecó fizeram. Eles realizaram uma ação na última sexta-feira (17/08), para os idosos que passaram pela Cidade do Idoso, localizada no Parque de Exposições Tancredo Neves (Efapi). Na oportunidades, explicaram questões relacionadas ao câncer de mama, de próstata e de pele, que são os mais frequentes na nossa região.

Eva Engelmann, de 69 anos, e João Engelmann, de 70, perceberam por meio da atividade a importância de se prevenir. Eles relatam que possuem caso de câncer na família, mas que não sabiam muito sobre o assunto. "Gostamos da explicação, ajudou bastante. Com certeza vamos nos cuidar mais, fazer os exames", comenta Eva.

Para o estudante do quarto período de Medicina, João Victor Trevisol, os idosos sempre estão abertos a aprender mais e é através do diálogo que novos conhecimentos são adquiridos. "Por isso essa conversa é proveitosa tanto para eles como para nós, pois também aprendemos muitas coisas". O colega de curso, Gustavo Antônio Fantin, lembra que os idosos gostam muito de conversar, contar suas histórias e receber atenção. "Eles sentem a necessidade de saber mais sobre a área da saúde. Por isso pretendemos fazer outras atividades como essa, para falar, por exemplo, sobre as doenças que acometem o cérebro".

*Estagiária, sob a supervisão de Jessica De Marco
Cancer