Estudantes de Medicina participaram de assembleia do IFMSA em Curitiba

Saúde

Para promover uma formação mais humanizada, os estudantes do curso de Medicina da Unochapecó estabeleceram uma parceria com a International Federation of Medical Students Association (IFMSA), que busca promover encontros e debates, e inspirar futuras gerações de acadêmicos. Com este propósito, entre os dias 01 e 05 de maio, ocorreu a Assembleia Geral da IFMSA, em Curitiba, e o comitê local da Uno esteve representado no evento pelas estudantes do curso, Bruna Haack, Christine Leitner e Kássia de Lima.

As participantes relataram uma ótima experiência ao representar a Instituição, o que para elas foi um momento que proporcionou muito aprendizado, amizades com pessoas de todo o país e muitas ideias aplicáveis para o comitê. Elas perceberam, ainda, o impacto e a importância que a IFMSA tem no Brasil e no mundo.

Segundo a presidente do comitê e acadêmica de Medicina da Uno, Lilian Zaki, a Assembleia em Curitiba, propiciou um espaço de crescimento pessoal para os acadêmicos e, consequentemente, para o comitê. "As estudantes que nos representaram voltaram cheias de ideias de atividades nas quatro áreas de atuação da IFMSA. Isso é excelente para o fortalecimento do nosso comitê, além de ser um espaço de troca de experiências e desenvolvimento de habilidades", comenta.

Para Lilian, a presença na Assembleia é um dos passos necessários para que os membros se integrem completamente na Federação e, a partir disso, tenham benefícios como a troca de experiências nacionais e internacionais clínico-cirúrgicos e de pesquisa que a IFMSA oferece. "A possibilidade de intercâmbio encanta a todos, visto que é por meio dele que temos a oportunidade de conhecer a medicina no âmbito global, o que nos permite pensar fora da caixinha''.

Na Assembleia, ainda, os acadêmicos puderam compartilhar as diferentes realidades de cada lugar do país. "Quero que todos possam ter a oportunidade de participar de um evento assim para voltarem renovados quanto à humanização e empatia, um dos mais importante eixos da formação médica", finaliza Lilian.

A entidade

A IFMSA é uma organização não governamental, suprapartidária, sem fins lucrativos, criada em 1951, organizada e gerida por trabalho voluntário de estudantes de medicina do mundo inteiro. Atualmente é a maior organização estudantil do mundo, presente em mais de 120 países. A organização promove trabalhos voluntários e discussões sociais por estudantes de medicina, além de servir como mediadora para intercâmbios clínicos, cirúrgicos e de pesquisa.

As Assembleias Gerais da IFMSA Brazil são o maior espaço deliberativo da Instituição, nos quais se reúnem delegados de todos os comitês locais, diretoria nacional, ex-alunos e observadores externos de todo o país. Acontecem duas vezes ao ano e reúnem mais de 400 pessoas em cada edição.

*Com informações do comitê local da IFMSA na Unochapecó

Seminario