Estudantes de três cursos da Uno vão desenvolver receitas inéditas de hambúrguer

Profissão

Texto Gabriel Kreutz*

O hambúrguer é um dos alimentos mais populares do mundo. Com as mais variadas formas, ingredientes e sabores, ele possui muitos fãs, e em Chapecó existe um evento especial para celebrar essa criação. O We Love Burger é um circuito que movimenta diversos restaurantes da cidade, em busca de novas criações para premiar os pratos mais saborosos. Parceira desde a primeira edição, desta vez a Unochapecó envolverá os estudantes dos cursos de Gastronomia, Engenharia Química e de Alimentos para criar o hambúrguer perfeito.

Antes do evento ocorrer de fato, será realizado um circuito interno da Universidade, que foi lançado na última sexta-feira (20/09) para os estudantes. A competição é formada por equipes de estudantes, que integrem, no mínimo, dois dos cursos envolvidos. Eles terão que criar uma receita inédita, e os donos dos três melhores hambúrgueres receberão premiação, além da equipe campeã participar do júri que avaliará a competição externa, que ocorre em novembro.

Depois do lançamento, a inscrição das equipes ocorre nesta semana, na sexta-feira (27/09), e o evento de apresentação dos hambúrgueres e premiação será realizado no dia 04 de novembro. Além de todo aprendizado durante o processo, os estudantes poderão utilizar as horas de pesquisa e desenvolvimento do produto como Atividade Curricular Complementar (ACC).

Segundo a coordenadora de Engenharia Química, professora Rubieli Zeferino, com a participação no circuito, os estudantes passam a ganhar noções práticas, além de aplicar os conceitos vistos em sala de aula. "Nas engenharias a gente vê a parte mais técnica em si, de ligação de moléculas, mas o que aquilo vai gerar de sabor depois fica com a parte da gastronomia, por isso os três cursos se complementam".

A professora destaca que o evento vai além do prêmio, o fato dos acadêmicos terem esse contato com a prática e, principalmente com o júri e os participantes, agrega muito na formação deles. "É uma oportunidade para eles criarem conexões externamente. Se mais tarde tiverem a vontade de abrir um negócio, já vão poder se envolver com isso, tendo essas experiências e participando junto com os restaurantes", completa.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

We love burger