Estudantes de Veterinária atendem animais de aldeia indígena

Texto Jessica De Marco*

Uma ação dentro da aldeia indígena Toldo Chimbangue engajou a Unochapecó, a ONG Amigos dos Bichos e a Prefeitura de Chapecó. No último sábado (05/08), eles se uniram para prestar serviços veterinários aos animais da comunidade de forma gratuita. Um belo gesto de preocupação com os bichinhos e também com as pessoas que residem no local.

O auxílio da Unochapecó aconteceu por meio do curso de Medicina Veterinária. As professores Natascha Trevisani e Luciana Faccio comandaram a ação, que contou com a colaboração voluntária de 36 acadêmicos. "Essa iniciativa aconteceu após uma visita da ONG Amigos dos Bichos ao local, com o intuito de prestar assistência e realizar castrações nos animais dessa comunidade. Na primeira visita, a ONG constatou que eles apresentavam lesões de sarna e infestação por pulgas. Por isso pediram ajuda voluntária para tentar amenizar essa situação dos animais", comenta Luciana.

hghg

Por se tratar de um assunto de saúde pública, a Prefeitura, por meio da Vigilância em Saúde, também participou da atividade. Foram financiadas as medicações pulverizadas nas instalações de toda a aldeia e também as dos animais. Já o curso atuou na captura e contenção física dos bichinhos, na administração dos medicamentos para sarna, vermífugo e vacinas e na realização de exames clínicos. Também na coleta de material para exames complementares e na execução de procedimentos ambulatórios em animais que apresentavam escoriações.

"Tivemos a oportunidade de auxiliar a comunidade, fortalecer nossa parceria com a ONG e os nossos alunos de vivenciarem um dia de campo repleto de desafios", compartilha a coordenadora do curso, professora Luciana Faccio. Ela ainda acrescenta que a ação é uma oportunidade para os acadêmicos realizarem novos projetos de extensão em busca de melhorias à comunidade. "Estou muito feliz com o comprometimento dos estudantes, que prontamente colocaram a mão na massa durante todo o dia de sábado. Fico muito orgulhosa em ver que estamos formando profissionais com responsabilidade social e compaixão ao próximo e aos animais".

sgdfgf

Saúde pública

A coordenadora salienta que a sarna é uma zoonose, ou seja, é transmitida dos animais para os humanos, com grande facilidade de disseminação. "Então, além de pensarmos no bem-estar animal, também pensamos em saúde pública, pois havia um grande risco de contágio para os habitantes do local".

A professora afirma ainda que, enquanto uma universidade comunitária, temos o compromisso de colaborar com a comunidade. "Identificamos nessa intervenção a possibilidade de fazer isso, além de uma oportunidade riquíssima de  aprendizado de campo e de crescimento pessoal para os nossos acadêmicos, já que a realidade dessa aldeia é muito diferente da que eles estão acostumados".

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Saude publica