Estudantes do curso de Administração de SLO realizam viagem de estudo

Texto Stefania Martinelli*

Extensão dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, aliando teoria e prática. Esse foi o objetivo da viagem realizada ao estado de São Paulo pelos estudantes do 5º e 7º períodos do curso de Administração da Unochapecó, campus São Lourenço do Oeste.

A viagem de estudos, realizada entre os dias 25 a 28 de abril, incluiu visitas às empresas Astra SA (Jundiaí), Natura (Cajamar), Heineken (Itu) e ao Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes - LALT da Unicamp (Campinas), onde foram recebidos pelo professor Orlando Fontes Lima Junior. Em bate-papo com os representantes das empresas, os estudantes puderam analisar a importância do curso de Administração para a gestão das organizações.

O  coordenador do curso de Administração em São Lourenço do Oeste e organizador da viagem, professor Cleberton Franceski, destaca a importância da inserção dos acadêmicos na realidade das empresas. “Possibilitar que o estudante perceba a aplicação das ferramentas e teorias aplicadas em sala de aula no ambiente empresarial, faz com que se torne mais crítico e exigente na sua formação pessoal e profissional”, afirma.

Entre os objetivos da viagem, Franceski destaca: apresentar as ferramentas aplicadas no setor produtivo; identificar a organização dos materiais (matérias-primas) a partir das ferramentas apresentadas em sala de aula; e envolver o aluno em cada visita, questionando e tirando dúvidas.

A estudante do 5º período de Administração, Eduarda Tonon, participou da viagem e relata com positividade a experiência. "A viagem permitiu melhor entendimento do que é aprendido na sala de aula e possibilitou uma comparação de dados da prática com a teoria dos conteúdos, porque tivemos contato com empresas de diferentes meios, observando seus métodos de produção e distribuição. Essas viagens são oportunidades únicas de compartilhamento de conhecimento e experiências abertas à nós durante a graduação”, afirma.

Unochapecó SLODe acordo com a professora Lilian da Silva Santos, que acompanhou os estudantes, a viagem contribui para abrir os horizontes de possibilidades. "Isso não apenas pela riqueza de informações e conhecimentos trocados durante a nossa estadia, mas também pela oportunidade de viajar com a turma e estreitar ainda mais os laços de companheirismo”, salienta.

A professora ainda destaca a visibilidade para o estudante. “Ressalto, também, que é uma forma de apresentar o nosso acadêmico para outros mercados, já que todas as empresas aproveitaram para divulgar os contatos para futuras oportunidades de carreira, como programas de trainees”, conclui.

Estagiária da Acin Jornalismo, sob a orientação de Eliane Taffarel*
Viagem de estudos