Estudantes e docente participam de evento na Colômbia

Geral

Entre os dias 12 e 16 de junho de 2017, foi realizada em Cartagena das Índias – Colômbia, a Conferência sobre Participación y Democratización del Conocimiento: Nuevas Convergencias para la Reconciliación.

O evento, que contou com a participação de pesquisadores, estudantes, trabalhadores e movimentos sociais de dezenove países, dos cinco continentes, finalizou com a 1ª Assembleia Global de Democratização do Conhecimento.

Participaram da conferência a Profª. Dra. Maria Elisabeth Kleba da Silva, professora dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências da Saúde (PPGCS)  e Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais (PPGPS), juntamente com as estudantes do PPGCS: Aline Rohden, Maria Eduarda de Carli Rodrigues, Mariana Mendes e Valicir Melchiors Trebien e, do PPGPS, a estudante Priscila Rodrigues da Cunha. Na ocasião, foram apresentados 16 trabalhos científicos, dando visibilidade internacional para as pesquisas que vem sendo desenvolvidas na Unochapecó.

A conferência teve como tema a pesquisa-ação e as abordagens participativas, em um esforço de criação de conhecimento diverso e enraizado no trabalho de pesquisa em campo. Esse tipo de abordagem em pesquisa tem sido utilizada para combater a pobreza, restaurar a dignidade de populações marginalizadas pela colonização e pela globalização, reequilibrar a justiça ecológica, investigar estratégias de desenvolvimento humano sustentável e promover a paz e a reconciliação em áreas de conflito e pós-conflito em diversas regiões do mundo. A presente conferência foi dedicada a esta visão esperançosa de geração de conhecimento, ao empoderamento pessoal que é emanado desta abordagem, e à discussão dos vários aspectos desta teoria e metodologia, na expectativa de consolidar seu papel nas redes de pesquisa ao redor do mundo.

Para a estudante Aline Rohden, “participar desses eventos é sempre muito renovador. Percebe-se que discussões e pesquisas que viemos desenvolvendo dentro da universidade ficam em consonância com experiências de outros países que tiveram resultados positivos”. Além disso, “tudo é uma experiência, desde a viagem, conhecer um novo lugar, novas culturas, tudo isso nos enriquece profissionalmente e pessoalmente e o mestrado tem me proporcionado isso”.

A estudante Maria Eduarda de Carli Rodrigues, destaca que “a pesquisa-ação representa mais uma forma de alcançar a população através de pesquisas realizadas dentro na universidade. O evento possibilitou perceber que isso é possível, que pesquisar é um ato político e de transformação da realidade que vivemos”.

A próxima edição do evento acontece em junho de 2018, em San Diego – Califórnia – EUA. Maiores informações acesse: http://arnawebsite.org/