Estudantes e professoras participam de congresso no Rio de Janeiro

Meio Ambiente

Entre os dias 12 a 17 de agosto de 2018, aconteceu o XXI Congresso Mundial de Ciência do Solo (WCSS), no Rio de Janeiro. Pela primeira vez na América Latina, o Congresso é considerado o maior e mais importante evento em ciência do solo no mundo. O evento reuniu cerca de quatro mil pessoas de mais de 100 países, para discutir sobre o tema 'Soi Science: beyond food and fuel'.

Participaram do Congresso os cursos de Agronomia, Ciências Biológicas e o Mestrado de Ciências Ambientais da Unochapecó, representados pelos estudantes André Ogliari e Simone Martelli, e as professoras Carolina Baretta e Jaqueline Machado de Oliveira. De acordo com André, o evento proporciona a possibilidade de troca de informações com importantes lideranças mundiais nas pesquisas de ciência de solo. "Eles destacam a importância do equilíbrio entre a biodiversidade e o manejo sustentável para a produção agrícola".

Durante o Congresso foram levantadas diversas questões cruciais para que as práticas agrícolas possam acomodar as próximas mudanças ambientais e climáticas, além de tratar sobre a segurança alimentar. Ainda, foram abordadas questões relacionadas a alimentação, energia, poluição, biodiversidade, sustentabilidade, arte e cultura na preservação do solo e do meio ambiente.

congresso
Ciencia do solo