Estudantes representam a Unochapecó e a região Oeste em evento estadual de Moda

Texto Luana Poletto*

Capacitar, gerar trocas, fomentar a geração de valor, promover a colaboração entre parceiros e, principalmente, uma comunicação facilitada entre indústria, entidades e instituições de ensino enquanto fomentadores de novas propostas e ideias. Este é o objetivo do projeto Moda Amanhã, uma iniciativa da plataforma Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) e um dos principais eventos de moda do estado. Na edição deste ano, um grupo de estudantes do curso de Moda participa e representa a Unochapecó, sendo a única equipe da região Oeste.

A equipe traballha com a resolução de problemas reais das empresas

A Universidade retorna esse ano ao evento com uma equipe formada pelas estudantes do 6° período do curso: Ingrid Eckhardt Schmitz, Isadora Schaefer Agustini, Isadora Borba Kovaleski, Marina Santin Nunes e Thaiana Tartari, sob orientação da professora Gisele dos Santos. Nesta edição, participam 68 estudantes de 14 instituições de ensino do estado. O programa é dividido em quatro etapas e cada uma delas tem quatro chaves. Ao todo são 16 desafios reais das empresas associadas ao SCMC. A proposta é que as soluções apresentadas pelas equipes possam ser implementadas imediatamente. A equipe que desenvolver os melhores projetos e soluções receberá bolsas de estudo no valor de R$ 5 mil para cada estudante.

Os desafios ocorrem até o final do ano, e o primeiro já foi realizado. A equipe da Unochapecó fez o trabalho para a marca Marlan, que possui várias submarcas. Desta forma, o desafio envolveu a Milli & Nina, voltada para a roupa feminina e infantil. Elas precisavam responder a questão: Como melhorar a diferenciação e a percepção de marcas da mesma empresa na comunicação com o consumidor? Juntas, as estudantes perceberam um dos grandes problemas com a marca da empresa, e precisaram encontrar quais as principais razões que causavam ele. Após toda a pesquisa, o grupo também teve que propor soluções.

A orientadora da equipe da Unochapecó, professora Gisele, explica que, por meio de metodologias co-criativas que são apresentadas nos encontros via Zoom, as estudantes geralmente têm o prazo de uma semana para elaborar as etapas a serem desenvolvidas. O trabalho completo pode levar de duas a três semanas, e há os acompanhamentos durante esse período. Entre os desafios principais, ainda aparecem outros como criações de vídeos e movimentações nas redes sociais.

“Está sendo uma experiência muito bacana para as estudantes, porque elas estão experimentando os problemas reais das empresas. Elas também têm que fazer muita pesquisa, ligar para os representantes, para o cliente, para os consumidores, de modo a levantar dados que vão ser importantes nas decisões e soluções que elas vão tomar”, comenta.

A professora conta, ainda, que a iniciativa da inscrição no evento partiu das estudantes, e que elas têm realizado um ótimo trabalho, com muito esforço e dedicação. Além disso, fala sobre o desafio de ser a única equipe da região Oeste. “O restante das instituições e as empresas se encontram todas no litoral. Mesmo assim, a gente está provando que estamos no páreo para trabalhar e criar no mesmo nível que as universidades que estão ali perto do cliente”, destaca.

A estudante Thaiana Tartari participa pela primeira vez do evento e conta que está gostando bastante. “Acredito que vai ajudar muito para ver como é atuar no mercado em áreas diferentes das que estamos acostumadas a ver, além de aprender ferramentas diferentes para achar soluções. Nós buscamos fazer cronogramas para cada atividade e dividir as mesmas. Durante esse período surgem algumas dificuldades para concluir as atividades, entregar, editar os vídeos, mas tudo foi entregue a tempo”, comenta.

Outra integrante da equipe, Marina Santin Nunes, também participa pela primeira vez. Ela relata que a experiência está sendo desafiadora, mas que o prazer de ver cada etapa sendo concluída e no final o projeto, é muito gratificante.

“A equipe está se esforçando. Nem sempre tudo ocorre como o planejado, mas nós nos ajudamos, nem que seja até as duas horas da manhã. O primeiro desafio não foi fácil, mesmo com uma boa comunicação tinham momentos em que parecia que tudo estava errado. É uma competição complexa, não é somente pensar, mas sim materializar ao máximo possível as ideias que temos, alcançando um resultado de bom a ótimo. Estou animada e descansando o máximo possível nessas férias para voltar com tudo. Agora é melhorar onde falhamos na fase anterior e mostrar sempre o nosso melhor”, ressalta.

O coordenador do curso de Moda, professor Fabio Daniel Vieira, destaca que o corpo docente sempre incentiva e orienta os estudantes para participarem de eventos, valorizando a pesquisa, o ensino e a extensão. “No caso do SCMC, esta é a terceira edição que o curso participa. A equipe é formada por alunas que se mobilizaram por interesse próprio, em se desafiar diante de novas experiências no campo da moda, e a professora Gisele se colocou à disposição para orientá-las e incentivá-las em todo o processo de participação do evento. Por isso a equipe já é vitoriosa e nos orgulha imensamente. Conforme os desafios ocorrem, todos os docentes ficam à disposição para colaborar”, salienta.

Além disso, Fabio complementa que, ter a única equipe da região Oeste no evento, demonstra o potencial do curso e a importância da representatividade da moda na região, elevando a marca da Unochapecó.

“O SCMC possui uma tradição muito forte em envolver o ensino e a formação superior em moda e design, relaciona as indústrias e a realidade do mercado de trabalho, o que torna um evento fundamental para complementar a formação dos nossos estudantes. Além disso, é um motivo de muito orgulho representar a Unochapecó e a região neste evento”, finaliza.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel

Scmc