Estudantes vivenciam a experiência da cobertura jornalística

Texto: Paula Taffarel Benetti

Os professores, estudantes e técnicos dos laboratórios do curso de Jornalismo da Unochapecó, trocaram os espaços da Universidade para vivenciar a prática da profissão durante a Exposição-Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó - Efapi 2017.  O curso levou sua estrutura para o Parque Tancredo Neves com o desafio de realizar a cobertura jornalística da feira, que ocorreu entre os dias 6 e 15 de outubro, em Chapecó.

Todos os conteúdos produzidos durante o evento foram publicados na página do curso de Jornalismo no Facebook, o que potencializou a disseminação e a audiência das produções realizadas. De acordo com a coordenadora da atividade desenvolvida pelo curso, professora Angélica Lüersen, a grande visibilidade da página evidência a importância do jornalismo com o papel social de levar informação de interesse público à sociedade.

A escolha da plataforma para a publicação do material produzido possibilitou maior visibilidade das produções e publicações feitas durante a cobertura da feira. Além de aumentar o alcance das publicações e curtidas na página. Para o coordenador do curso de Jornalismo, professor Vagner Dalbosco, o uso da mídia social permitiu receber um retorno rápido da audiência. “A repercussão do trabalho realizado teve acompanhamento de milhares de pessoas e gerou um feedback positivo, especialmente com relação a algumas informações noticiadas em primeira mão pelos estudantes", aponta.

Durante a cobertura jornalística, foram noticiados fatos de interesse público, a fim de gerar resultados positivos para a comunidade. A exemplo da matéria que  abordou a diferença entre o valor anunciado e o praticado na compra dos ingressos para a feira. Conforme o coordenador, a equipe teve liberdade editorial de realizar um trabalho independente. "O principal objetivo é proporcionar aos estudantes a vivência da cobertura jornalística diária", ressalta.

O projeto de cobertura jornalística da Efapi é realizado pelo curso de Jornalismo desde 2003. Na edição deste ano da feira, integraram a cobertura cerca de 20 estudantes de diferentes períodos do curso, além dos técnicos e professores. O técnico do laboratório de TV e Cinema da Unochapecó, Alberto Lopes, que participou pela décima vez da cobertura jornalística da Efapi, relata que é satisfatório ensinar quem ainda não passou pela disciplina de Telejornalismo as técnicas que envolvem a área e no final da reportagem ver que tudo saiu de forma correta. “A cobertura da Efapi é um espaço para ensinar e aprender”, conclui.

Para o estudante do sexto período do curso de Jornalismo, Felipe Eduardo Zamboni, a prática do jornalismo independente fez toda diferença. "Poder trabalhar com pautas de interesse público, executar um trabalho mais aprofundado e levar ao público todas as informações necessárias, tornou nosso trabalho mais gratificante", explica.

De acordo com a estudante do segundo período, Laura Fiori, um dos maiores desafios foi a falta de experiência. Ela conta que por estar no início da faculdade, nunca havia vivenciado na prática a produção jornalística. "Tive a oportunidade de conhecer melhor a profissão e apaixonei-me ainda mais por ela. Percebi que é realmente isso que eu quero para o futuro", finaliza.

Métricas alcançadas

Durante a cobertura jornalística da Efapi 2017, a página do curso de Jornalismo no Facebook registrou um aumento de 473 fãs. Foram feitas 113 publicações, entre vídeos, álbuns, textos e fotos. Já a média de pessoas alcançadas foi de 14.614 pessoas, destaca-se que todo alcance ocorreu de forma orgânica.

Ainda em relação ao alcance das publicações feitas durante a cobertura, destacaram-se os seguintes países: Brasil, Portugal, Colômbia e Estados Unidos. Entre as cidades, destacaram-se: Chapecó, com 52.284 pessoas alcançadas; Xaxim com 2.929; e Curitiba com 2.578 pessoas alcançadas.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob a supervisão de Ana Bourscheid
Jornalismo