Estude Engenharia Civil na melhor estrutura universitária da região

Se existe um segmento que venceu a pandemia e voltou a dar sinais de aquecimento em 2022 no Brasil, é o da construção civil. Dados divulgados no início de janeiro pelo Sistema Nacional de Preços e Índices para a Construção Civil (Sinapi) indicam que o setor apresentou alta de quase 11% em suas atividades ao longo do período. O número é animador, sobretudo para a força de trabalho que chegará ao mercado nos próximos anos.

Atento à demanda do mercado, o curso de Engenharia Civil da Unochapecó se diferencia na formação de profissionais capacitados, prontos para suprir as demandas do ramo e ligados nos aspectos mais recentes da profissão. É o que afirma a coordenadora do curso, professora Gabriela Schneider. Ela afirma que a estrutura de primeira linha oferecida pela Unochapecó e o projeto pedagógico de ensino através de experiências garantem aos estudantes a melhor capacitação possível na hora de enfrentar o mercado de trabalho.

“Nosso curso é um curso consolidado, com mais de 25 anos de história e mais de 700 egressos que atuam em grandes empresas da região. Desde o primeiro período do curso, nós já colocamos os alunos em contato com a profissão, por meio das disciplinas de aprendizagem baseada em experiências, as ABEx, as quais são focadas em projetos, onde nós utilizamos metodologia BIM, acompanhando a inovação do mercado de trabalho”, garante.

Os espaços de aprendizagem do curso também envolvem uma série de aulas práticas realizadas nos laboratórios de hidráulica, estruturas, materiais de construção e mecânicas do solo. “Os laboratórios também são utilizados para prestação de serviços da comunidade e pesquisas, que contam com parceria com nossos programas de Mestrado e Doutorado”, ressalta Gabriela.

A equação estrutura de topo + ensino moderno também gera discentes satisfeitos, como o estudante Maycon Farikoski. Perto da conclusão do curso, Maycon afirma que o contato com empresas da região desde os primeiros semestres na universidade foi determinante para a definição de sua área de atuação. Ele traduziu o conteúdo aprendido em sala de aula para o estágio e agora vai tranquilo na busca por uma posição definitiva no mercado.

“A Unochapecó, por conta de ter parcerias com grandes empresas aqui da região, possibilita muitas vagas de estágio desde os primeiros semestres até o fim da faculdade. Eu, por exemplo, comecei no sexto semestre e vejo que me ajudou muito a ter o contato com a parte prática, o estágio está sendo muito importante para facilitar no entendimento dos conteúdos vistos em sala de aula, como também por já estar inserido no mercado de trabalho e no ramo que pretendo seguir na minha carreira”, diz o estudante.

Se a carreira na Engenharia Civil estiver chamando, é hora de atender! Inscreva-se e ingresse ainda no primeiro semestre de 2023 na melhor estrutura universitária da região. Garanta sua vaga em um curso nota 5 no MEC: uno.edu.br/vestibular.

* texto: Vinícius França.

Vestibular 2023
Engenharia civil