Exposição do Grupo de Artistas Fronte aborda questões da pintura contemporânea

Texto Gabriel Kreutz*

Nesta segunda-feira (09/08), às 19h, ocorre a abertura de mais uma exposição on-line na Galeria de Arte Agostinho Duarte da Unochapecó. Desta vez, as obras que compõem a mostra 'Olhares no século XXI: Questões da pintura contemporânea' são de estudantes do curso de Artes Visuais da Universidade, integrantes do Grupo de Artistas Fronte (GAF). De acordo com o curador e organizador da exposição, professor Ricardo Garlet, atualmente o Grupo desenvolve suas ações vinculado ao Grupo de Pesquisa Arte, Cultura e Visualidade do curso.

"A exposição surgiu no planejamento das atividades para o primeiro semestre de 2021, quando foi proposto vincular as atividades do GAF a um dos componentes. Naquele momento ficou definido o componente de Pintura, por já trazer uma abordagem voltada para a pesquisa de criação, como a disciplina responsável pelo desenvolvimento desta atividade. Já com o grupo dos alunos, discutimos o nome da exposição a partir dos trabalhos que foram produzidos, chegamos ao nome da mostra que reflete a diversidade dos trabalhos realizados", explica Ricardo.

A exposição será composta por trabalhos em pintura de oito acadêmicas: Ana Maria Duarte, Carla F., Danielly Possa, Jaqueline Oliveira, Kelin Tibes, Maria Castro, Taise Z.M. e Thais Trentin Bortoncello. Além da imagem da pintura, também será incluído um detalhe, proporcionando um olhar aproximado, bem como um breve texto elaborado pelo autor de cada trabalho.

O principal objetivo, conforme o professor Ricardo, é proporcionar um espaço de atuação que extrapola os espaços das sala de aula, produzindo uma experiência de criação que inicia no ateliê e chega à comunidade por meio da exposição pública. “É um modo de romper com os limites da Universidade e levar o estudante para o contexto real, neste caso, sendo o artista em uma exposição", finaliza.

O lançamento da mostra ocorre por meio do Instagram da Galeria e contará com a participação de Ricardo. Depois, a exposição também estará disponível para visualização na página da Galeria no Facebook.

*Jornalista - Unochapecó

Pintura contemporanea