Exposição envolvendo os tabus do corpo está em exibição na Unochapecó

Texto Ana Vertuoso*

Até hoje, o corpo humano é um paradigma. Preconceitos e estigmas recaem, principalmente, sobre o corpo feminino. No entanto, o corpo vai muito além do gênero sexual, é apenas um corpo. Esta é a proposta da exposição 'Sobre Ser', da acadêmica do curso de Artes Visuais da Unochapecó, Adriana Cigognini. Ela busca, através de bordados e pinturas, desmistificar alguns dos tabus que ainda existem em nossa sociedade. A vernissage acontece hoje (08/05), a partir das 19h, na Galeria Agostinho Duarte da Universidade.

Os trabalhos apresentados são resultado de uma experiência realizada em um dos componentes curriculares do curso, e foram selecionados por meio do concurso Poética da Imagem. Inicialmente, as obras foram inspiradas nos lencinhos que, antigamente, as mulheres faziam de presente aos homens. Desta forma, as pinturas são feitas em pequenos tecidos, e exploram outros aspectos do artesanato, como o uso de tintas e linhas.

As imagens utilizadas na exposição são apropriações, ou seja, não foram criadas por Adriana. "Desde que eu entrei na faculdade, faço coleções de imagens. Eu sempre gostei muito de retratos, depois parti para o corpo. Então, eu não crio as imagens, eu copio e modifico elas. Às vezes a imagem está colorida e eu deixo ela preta e branca, ou uso só as sombras e a forma que ela está colocada. Em uma obra, por exemplo, utilizei o bordado para dar mais sutileza", comenta.

Para a artista, conquistar um espaço na Galeria é especial por ser onde ela passou boa parte de sua graduação. "Eu fui estagiária da Galeria por quase dois anos. Foi uma experiência muito boa, pois aprendi muito nesse período. Então, a exposição é muito importante por eu ter passado tanto tempo dentro deste espaço observando outros artistas exporem seus trabalhos".

Além disso, o fato da Unochapecó proporcionar diversas oportunidades durante a graduação contribuiu muito para a formação de Adriana. "Sempre estive muito presente dentro da Universidade. Aproveitei tudo que ela tinha para me oferecer em relação a programas e oficinas. Isso foi de um aprendizado muito grande em vários sentidos. Não somente de aprender com os artistas, mas também de poder vivenciar qual será a realidade da minha profissão no futuro", finaliza.

A exposição segue aberta para visitação até o dia 30 de maio, das 08h às 22h.

*Estagiária sob supervisão de Jessica De Marco

Tecidos