Feira Multicultural marca o dia do estudante na Unochapecó

Texto Andressa Pomagerski*

Qual a melhor forma de comemorar uma data especial? Isso mesmo, com festa. Para celebrar o dia do Estudante, o estacionamento principal da Unochapecó foi palco de uma grande comemoração na última sexta-feira (11/08). Quem passou por lá pôde aproveitar várias horas de muita música, artesanato, cinema, dança, gastronomia e arte.

O evento iniciou às 16h e contou com mais de 35 atrações, entre expositores, parceiros e músicos. A Feira Multicultural foi organizada pela Diretoria de Marketing e Comunicação (DMC) da Universidade em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE). A ação buscou proporcionar momentos de vivência universitária e estreitar os laços entre alunos e instituição, além de ser uma ferramenta de difusão cultural.

A banda Mustang Blues Brothers esteve entre as atrações que passaram pelo palco principal. Para o vocalista Manolo Kottwitz, eventos que abrangem não apenas estudantes, mas também a comunidade, são uma excelente forma de integrar esses dois mundos. Ele comenta ainda que o clima do evento foi de muita descontração. "Foi ótimo participar, porque não importa se há cinquenta, cem ou duzentas pessoas, a energia foi igual a de milhares. Sem contar que nos sentimos em casa, porque, na nossa banda, todos já foram alunos ou professores da Unochapecó."

brigadeiroO jornalista Yago Ourique, que apresentou o evento, conta que ter essa experiência dentro da universidade é muito positivo para a aproximação dos estudantes com a Instituição. "Uma universidade comunitária, como a Unochapecó, tende a trazer a comunidade para dentro do seu espaço, e foi justamente o que aconteceu hoje. Tornar a universidade um espaço de confraternização e lazer acaba criando uma identificação nos acadêmicos, e eles vestem a camisa de onde estudam."

Além dos shows, a gastronomia também fez sucesso. Entre as opções,  o carrinho da Dona Florinda Churros Gourmet conquistou os estudantes pelo sabor. De acordo com a empreendedora Jaqueline Maia, cada vez mais as instituições estão se aproximando dos seus estudantes, os abraçando com novas experiências. "Essa é a primeira vez que eu participo de um evento assim na Unochapecó. A ideia de uma feira foi muito boa e eu me sinto privilegiada em fazer parte disso."

A acadêmica do quarto período do curso de Ciências Econômicas da Unochapecó, Catherine Pinheiro, comenta que a proposta foi inovadora e muito interessante. "Todas as atrações e exposições foram surpreendentes e diferentes, comparadas ao que estamos acostumados. Acredito que esse tipo de evento poderia acontecer mais vezes, pois é um momento de união entre todas as áreas." Ela afirma ainda que participar de ações como a Feira Multicultural faz com que os estudantes se sintam valorizados, como se o evento fosse realmente um presente da Unochapecó para os seus estudantes.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert
Feira multicultural