Formação de vínculos

Profissão

Texto Laura Fiori*

Muitos jovens ingressam na universidade sem conhecer o ambiente e as pessoas com quem irão conviver no decorrer dos anos da graduação. Durante a formação, muitas pessoas acabam não tendo contato com os veteranos ou calouros que passaram por experiências parecidas com as delas. A aproximação com quem compartilha o desejo da mesma profissão que você, pode tornar a experiência da universidade ainda mais rica. Uma ajuda para aquela prova difícil ou um livro emprestado para economizar com o dinheiro das cópias, tudo pode contribuir quando o círculo de amizades se expande.

Pensando nisso, o curso de Ciências Contábeis da Unochapecó reuniu seus estudantes a partir do 'Sábado Integrado', que ocorreu no dia 20de outubro. Na ocasião, os estudantes de todas as turmas do curso puderam se conhecer melhor e compartilhar um dia de descontração.

Além da integração entre os estudantes, os professores também participaram e se divertiram com as brincadeiras organizadas pela equipe da Crossbox Chapecó, organizadas pela coordenação do curso e pelo Centro Acadêmico (CA). Para o presidente do CA e estudante do 7º período de Ciências Contábeis, Willian Bergamin, o momento foi de aproximação entre os acadêmicos. "O evento aproximou muito todos que participaram. Futuramente seremos todos colegas de profissão, precisamos ter esse vínculo", afirma.

Segundo a coordenadora do curso, professora Daniela Di Domenico, a aproximação dos estudantes do curso é importante para a formação profissional. "Quando você consegue manter os alunos interagindo entre turmas, futuramente essa interação pode resultar em indicações de emprego no mercado de trabalho", ressalta.

O estudante do 2º período de Ciências Contábeis, Amarildo Costa Junior, não era adepto da ideia do Sábado Integrado até participar das atividades propostas pelo curso. Para Amarildo, a integração foi fascinante e motivadora. "Quando notamos que estávamos verdadeiramente unidos, percebemos que isso foi um momento único e marcante para todos nós, e que esse seria o início de uma trajetória e parceria de anos", conclui.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel
Sabado integrado