Minha Uno
Menu Busca

Fórum de Humanas e Jurídicas aborda o papel do STF

Educação

Texto: Adriana Friedrich*

O Fórum Integrado de Humanas e Jurídicas promovido pela Unochapecó, que iniciou no dia primeiro de setembro, está proporcionando palestras de importante relevância para a atualidade. Na noite de segunda-feira (04/09) foi a vez do advogado, professor e escritor Pedro Lenza conduzir a temática 'O papel do STF nesses 28 anos de constituição'.

Durante o encontro, o palestrante destacou assuntos relacionados às atribuições do Supremo Tribunal Federal, afirmando que a atuação vai além de ser um intérprete da constituição. “Nesses 28 anos, o STF tem ampliado a sua atuação e, muitas vezes, tem chegado ao limite de interferir no papel do próprio legislador” destaca. Isso é justificado em consequência do próprio parlamento eventualmente não cumprir com o seu papel. "O Supremo tem também o papel de suprir, de  implementar os direitos fundamentais da população", acrescenta.

Essa foi a segunda palestra do Fórum Integrado de Humanas e Jurídicas, que segue com sua programação até o dia 25 de outubro. Lenza, inclusive, destaca a iniciativa da universidade. “A ideia de se tratar um tema como esse é de extrema importância. Parabenizo a Unochapecó por permitir o debate e os questionamento dos alunos e da sociedade” afirma.

A próxima palestra do fórum será no dia 19 de setembro, com o jornalista Caco Barcellos, com o tema 'Injustiça social: realidade e desafios'. No dia 20, é a vez do juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) e membro do Conselho Consultivo da ENAMAT, juiz titular da 4ª Vara do Trabalho de Chapecó, Giovanni Olsson. O palestrante vai falar sobre 'A reforma trabalhista'. Para fechar o evento, a filósofa, poeta e psicanalista Viviane Mosé apresenta a palestra 'As mudanças dos valores do mundo contemporâneo', no dia 25 de outubro. 

 

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
COMPARTILHE
TAGS
Pedro lenza
Fórum integrado de humanas e jurídicas

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image