Funcionários da Uno participam de atividade sobre práticas sustentáveis

Texto Vanessa Marquezzan*

Cuidar do lixo é tarefa de todos, afinal somos os responsáveis pela sua produção. Mas, infelizmente, nem sempre sabemos como separar o que é reciclável do que não é. Na busca por sanar essas dúvidas ocorreu a oficina 'Práticas sustentáveis: aproveitamento de resíduos sólidos'. Ela foi realizada na última quinta-feira (06/12), pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Unochapecó (ITCP), em parceria com o Unovital e a Diretoria de Extensão da Universidade.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer na teoria qual o melhor destino e a forma correta de separação dos resíduos sólidos, através de uma conversa com o policial militar ambiental, Cabo Luciano Bergonzi. Na oportunidade, também, puderam ver na prática como é feita a separação dos resíduos sólidos, por meio de uma demonstração realizada por dois catadores atendidos pela ITCP. Na atividade foi utilizado o próprio lixo da Universidade, para os catadores mostrarem como eles fazem a separação do que é reciclável, além de sanar dúvidas dos presentes e passar dicas.

Essa atividade, para a assistente social da ITCP, Fabiane Roman, busca iniciar um processo de conscientização interna. "Para que os funcionários entendam que a separação correta dos resíduos impactam no trabalho dos catadores, pois eles precisam que o material chegue em boas condições", comenta.

itcp

Um dos catadores presentes na atividade foi o presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Arsol), Vanderlei Gnoato, que trabalha há 24 anos com a atividade. Ele aponta que a oficina é importante para divulgar o seu serviço, tirar dúvidas e abrir a mente das pessoas, para corrigir e melhorar o cuidado com os materiais. "A gente já evoluiu muito na separação, mas é um processo lento, um trabalho de formiguinha". Vanderlei relata, ainda, que o apoio da ITCP é importante para ajudar na documentação, no reconhecimento da profissão e, também, para abrir as portas da Universidade para a realização de ações como essa.

A atividade ainda esteve relacionada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Universidade é signatária do Movimento Nacional ODS – Nós Podemos Santa Catarina, e a ITCP é uma das provedoras desses objetivos em suas atividades. Ela atua, diretamente, voltada aos objetivos: Erradicação da pobreza; Boa saúde e bem-estar; Igualdade de gênero; Emprego digno e crescimento econômico; Redução das desigualdades; Consumo e produção responsáveis; e Combate às ações climáticas. Além disso, de acordo com Fabiane, o trabalho com a reciclagem envolve, de forma indireta, todos os ODS.

*Estagiária, sob a supervisão de Jessica De Marco
Residuos solidos