Fundeste doa R$ 100 mil em instrumentos cirúrgicos ao HRO

Texto Jessica De Marco*

O ano começou com boas notícias. A Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), mantenedora da Unochapecó, doou aproximadamente R$ 100 mil em instrumentos cirúrgicos para o Hospital Regional do Oeste (HRO). A ação consolida ainda mais a importante parceria entre ambas as instituições, o que beneficia tanto a comunidade quanto os estudantes da Universidade, que utilizam o espaço como campo de estágio e internato.

O termo assinado garante ao hospital mais de 50 novos instrumentos, que vão auxiliar em procedimentos cirúrgicos de diversas especialidades médicas. "Representa um ganho em qualidade técnica e na resolutividade daquilo que o paciente necessita quando aqui está internado e precisa de um procedimento mais refinado em termos de assistência cirúrgica", afirma Severino Teixeira da Silva Filho, presidente executivo da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, entidade mantenedora do HRO. Para ele, as áreas da saúde e da educação se complementam e a união tem gerado bons resultados. "Trata-se de um modelo econômico alternativo e de uma importância significativa para a região", acrescenta.

dhghgfh

A parceria entre a Unochapecó e o HRO não é de hoje. A pró-reitora de Graduação da Universidade, professora Silvana Muraro Wildner, comenta que ambas as instituições saem ganhando. "O hospital nos demonstrou as dificuldades que tem em renovar seus equipamentos e instrumentos. Por isso estamos doando alguns itens conforme especificado pela direção técnica do HRO. Esta doação terá muito efeito no atendimento do hospital à comunidade, além de promover a qualificação dos nossos estudantes, que também poderão utilizar esses instrumentos na sua prática acadêmica realizada no hospital".

E o que vai tornar essa parceria ainda mais fortalecida é a possibilidade do HRO ser credenciado como um hospital de ensino, algo que, muito breve, deve se tornar realidade. "O credenciamento possibilitará o acesso a outras fontes para repasse de verbas. Assim, será possível reaparelhar o hospital e oferecer melhores condições ao atendimento da população e também no que se refere ao ensino", finaliza a professora Silvana.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Hro