Fundeste/Unochapecó comemora 53 anos de história com olhos para o futuro

Geral

No último dia 4, a Fundeste/Unochapecó celebrou seu 53º aniversário de fundação, marcando uma trajetória de sucesso e conquistas significativas. Reconhecida por sua formação profissional de excelência e por ser mantenedora da melhor estrutura universitária da região, a instituição tem desempenhado um papel fundamental na transformação da realidade do Oeste catarinense. Com olhos voltados para o futuro, a Fundeste/Unochapecó projeta novidades para os próximos 53 anos, visando reforçar a inovação, a internacionalização e a metamorfose da região na direção do conhecimento.

Ao longo de sua história, a Fundeste/Unochapecó manteve-se comprometida em promover a formação integral humana e cidadã por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão - e mais recentemente, inovação. Além disso, a Fundação desempenha um papel ativo como mantenedora, além da Unochapecó, do Instituto Goio-En e do Colégio Uno, participando do desenvolvimento estratégico da região inclusive na face ambiental. Consolidada como uma instituição voltada para a criação, estímulo e difusão de cidadania e conhecimento, a Fundeste é uma eterna enamorada da comunidade onde está inserida.

Para o Reitor da Unochapecó, professor Claudio Alcides Jacoski, a comemoração do aniversário da Fundeste/Unochapecó se dá em meio a uma nova fase da Instituição, cada vez mais dinâmica e vanguardista, em especial no destaque à inovação e à tecnologia. “Vivemos um novo momento, de uma Instituição resiliente e inovadora que evolui ano após ano, enfrentando os desafios de formar profissionais integrando-os ao setor produtivo. A fase empreendedora e inovadora da Unochapecó a coloca em destaque no país e orgulha todos os catarinenses. Pelo sucesso e avanço dos últimos anos, a chegada do Pollen Parque, do Colegio Uno, e o crescimento dos programas de pós-graduação não deixam dúvidas que temos muito a comemorar”, reflete.

Encontro

Para marcar a data, o Conselho Diretor da Fundeste esteve reunido, com sua presidência e vice-presidência, junto à Reitoria da Unochapecó, na manhã do dia 4. A reunião ordinária tratou de questões relacionadas à administração das instituições mantidas. O Presidente da Fundeste, Vincenzo Francesco Mastrogiacomo, guardou um momento especial para a celebração do aniversário da Fundação que, segundo ele, é repleto de gratidão e de grandes perspectivas de futuro.

“Hoje, no aniversário de 53 anos, nos sentimos muito gratos e contentes pelo desenvolvimento ao longo desses anos. Desde a formação do primeiro curso superior aqui implantado, e hoje temos mais de 40 cursos sendo ofertados. Já passam dos 45 mil os formados nos nossos cursos em toda a comunidade. Nos sentimos gratos a todos que participam dessa gestão e dessa Instituição, pois fazem com que o nosso estado tenha um desenvolvimento técnico, científico, de educação e de pesquisa, que foram e são ideais para chegarmos à qualidade de ensino que está à disposição da comunidade. Da mesma forma, nosso Pollen Parque Científico e Tecnológico, que atende a todos os processos de inovação e a demandas de todo o país, concentrando-se para o progresso de toda a nossa região. Estamos de parabéns, todos nós, que participamos dessa gestão e que construímos nossa Fundeste”, finaliza Mastrogiacomo.

UnochapecÓ
Unochapecó