Minha Uno
Menu Busca

Galeria da Unochapecó recebe obras de renome nacional

Cultura

Texto Juliane Bee*

 

Através da arte é possível viver em diferentes épocas da história. Uma imagem, uma pintura, uma música. São diversas as manifestações criativas que preservam a memória de um período. A partir desta quinta-feira (28/09), a Galeria Agostinho Duarte da Unochapecó, em parceria com o curso de Artes Visuais e o Unocultural, recebe a Exposição de Gravuras do colecionador Paulo Dalacorte. A coleção reúne obras de artistas brasileiros renomados, como Carlos Oswald, Oswaldo Goeldi e Frans Krajcberg. A vernissage acontece a partir das 19h, na Galeria, em frente ao Bloco C da Universidade.

Conforme a coordenadora da Galeria Agostinho Duarte e professora do curso de Artes Visuais, Marcia Moreno, a exposição é um momento ímpar para a Universidade e também para a região Oeste. Segundo ela, em toda a história de Chapecó, nunca foram expostas tantas obras renomadas quanto na exposição. "Estamos todos em uma grande expectativa, porque os artistas que estudamos nos livros de Artes Visuais estarão representados pelas suas obras, essas, de grande valia para a história da gravura no Brasil", conta.

Segundo a professora, assim que o colecionador Paulo Dalacorte apresentou parte de seu acervo, a Universidade já começou a articular a vinda das obras para a Galeria. A exposição de gravuras conta com curadoria do professor Leandro Serpa, responsável por ministrar a disciplina de Gravura no curso de Artes Visuais. O horário para visitação é das 14h às 21h30, até o dia 27 de outubro.

an

Primeira vez fora de casa

O colecionador Paulo Dalacorte explica que sua coleção de gravuras começou há mais de 18 anos no município de Getúlio Vargas, mas que as obras não se limitaram ao município. Ao todo, foram mais de dez mostras individuais rodando o Rio Grande do Sul e três participações em exposições coletivas na cidade de Porto Alegre. A exposição na Galeria Agostinho Duarte será a primeira fora do estado.

O por que da gravura? Segundo Dalacorte, a gravura é considerada a forma mais democrática de arte. Através dela, o artista pode multiplicar seu trabalho em uma tiragem numerosa de cópias. "O método possibilita que mais de uma pessoa possa ter em sua casa um trabalho deste artista".

Atualmente, seu acervo conta com mais de mil obras. Segundo Dalacorte, o foco da coleção são artistas gaúchos ou radicados no Rio Grande do Sul. No entanto, as obras apresentadas na Galeria da Unochapecó são de artistas de expressão nacional. A mostra receberá obras de Lasar Segall, Livio Abramo, Iberê Camargo, Fayga Ostrower, Newton Cavalcanti, Maria Bonomi, Rubem Grilo, Carlos Scliar.

 

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
COMPARTILHE
TAGS
Unocultural
Gravuras
Galeria Agostinho Duarte
Colecao paulo dalacorte
Artes visuais

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image