Gastronomia e cultura juntas para formar o projeto Revirado

Cultura

Onde já se viu misturar feijão, polenta, carne suína e couve em um prato só? Culturas e gostos diferentes, que geralmente estão separados nas refeições da nossa região. Mas o curso de Gastronomia da Unochapecó resolveu recriar e inovar. Com o projeto Revirado, os ingredientes que são tradicionais da cultura Alemã, Italiana, Cabocla e Polonesa, vão estar juntas em um novo formato, reunindo passado, futuro, tradição e inovação, num sabor que representa o Oeste Catarinense.

O Revirado é um projeto de extensão da Universidade criado neste ano, que proporciona aos estudantes do curso uma pesquisa histórica sobre alimentos típicos das culturas predominantes em nossa região. Depois de conhecer a fundo a história, eles também colocam a mão na massa para criar, a partir de pratos tradicionais, novos formatos e sabores.

uno

Com o projeto, é possível resgatar, reelaborar e difundir os pratos típicos da culinária de nossa cultura, viabilizando sua inclusão no cardápio cotidiano e turístico do Oeste. O Revirado busca a valorização da culinária local, que podemos nos orgulhar em dizer que é exclusivamente nossa. A coordenadora do curso de Gastronomia, professora Marta Nichelle do Amaral, conta que o trabalho de pesquisa buscou conhecer o que consomem as pessoas descendentes das quatro etnias predominantes. “Cada um contribuiu com suas culturas e memórias para tentar mostrar em um único prato as coisas que são consumidas aqui”.

A estudante de gastronomia e bolsista do programa, Erika Sales Rocha Marques, relata que na pesquisa de campo sobre os pratos típicos, foi possível aliar o conhecimento de gerações com o que é pesquisado em livros. “O Revirado vem para trazer uma identidade para a região e para preservar o que já existe. Isto também vai favorecer as comunidades locais, que produzem determinados componentes das receitas”, assinala.

A apresentação do produto final, uma mistura do simples com o sofisticado, ainda é um mistério, que será revelado nesta segunda-feira (16), a partir das 20h, na Cantina Galpão, em Chapecó. “Em cada ingrediente, a gente vai sentido e revivendo os sabores da infância. E quando junta-se algo que parecia ser impossível juntar, nos surpreendemos muito com o aroma e o sabor requintado”, declara o reitor da Unochapecó, professor Odilon Luiz Poli, que dá uma prévia do que vai ser a noite de segunda-feira.

Sofisticação e simplicidade
Sabor da nossa região