Gerência de Tecnologia da Informação da Unochapecó inaugura novo espaço

Inovação

A Unochapecó inaugurou, na última segunda-feira (27), a nova sala dedicada ao setor de Tecnologia da Informação (GTI). O espaço recebeu importantes investimentos para aprimorar os serviços prestados à comunidade acadêmica, com ainda mais qualidade, modernização e segurança. Fundamental para a gestão e administração dos processos acadêmicos, a GTI é responsável por fornecer suporte tecnológico a todos os processos acadêmicos e administrativos da instituição, oferecendo ferramentas e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem.

O trabalho desenvolvido pelo setor possibilita a inovação e a melhoria contínua dos serviços prestados pela Uno. Além disso, a GTI também é responsável pela segurança dos dados e informações da universidade, garantindo que eles sejam armazenados de forma segura e confiável. Para isso, é necessário investir em medidas de segurança avançadas, tais como sistemas de antivírus, firewalls, criptografia, backup e recuperação de dados.

Outro grande destaque do espaço é a abertura de portas para grandes empresas do setor tecnológico, que se tornaram apoiadoras da iniciativa, como Hewlett-Packard Enterprise, Aruba, Inova, Sercompe, Alt Telecom, PaloAlto, TechDEC, Satelitti e Selbetti.

Além da equipe da GTI, estiveram presentes no evento a Reitoria da Unochapecó, gestores, representantes dos cursos de Graduação e dos Programas de Pós-graduação, Pollen Parque Científico e Tecnológico, docentes e representantes das empresas parceiras. Também prestigiaram o evento de inauguração amigos e ex-integrantes da equipe de Tecnologia da Informação, que compartilharam de boas histórias sobre a evolução do departamento e celebraram a conquista dos colegas de profissão.

Excelência

De acordo com o gerente de tecnologia da informação da Unochapecó, Lissandro Hoffmeister, TI é uma ferramenta estratégica para a inovação e melhoria contínua dos serviços prestados pela universidade. Por essa razão, o novo espaço de trabalho representa a realização de um sonho para o departamento. “Este é um momento especial para todos nós. Através do uso de tecnologias avançadas, é possível melhorar a eficiência dos processos, reduzir custos e aumentar a produtividade, o que contribui para a excelência acadêmica e a satisfação dos alunos”, garantiu.

Hoffmeister também destacou as transformações rápidas que ocorrem no mercado tecnológico, que demandam investimentos de ponta em infraestrutura e em recursos humanos qualificados, para garantir que a Unochapecó mantenha sua competitividade e relevância no mercado educacional.

“Para que a Tecnologia da Informação possa desempenhar seu papel de forma eficiente e estratégica, é fundamental que haja uma estrutura de hardware adequada e um controle de acesso eficiente. Por isso, investimos na modernização da nossa infraestrutura de TI, com equipamentos de ponta e medidas de segurança avançadas. Assim, podemos garantir a integridade dos dados dos nossos alunos e professores e a continuidade das atividades acadêmicas”, concluiu o gerente.

Em sua fala no evento de inauguração, o Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Unochapecó, professor Márcio da Paixão Rodrigues, agradeceu de forma especial a todos os técnicos e gestores que atuaram no processo de criação do espaço, que envolveu desde a idenficação das demandas do setor até o acompanhamento das obras. "Esse é um momento disruptivo. Estamos plantando uma semente de um ambiente que até então parecia só um sonho, com as parcerias com o setor produtivo e mostrar que é possível. Parabenizo à equipe e gestão da GTI por fazerem diferente e por não desistirem. Geralmente pensamos que o valor está só no conhecimento que adquirimos, mas não: o valor está naquilo que fazemos com o conhecimento", finalizou.

Gerência de tecnologia de informação