Gestão rural é tema de visita do curso de Contábeis

Texto Milena Cirelo*

Aliar os estudos à prática é fundamental para o conhecimento. Neste sentido, com objetivo de articular a relação entre atividades práticas do meio rural com a contabilidade, estudantes do quinto período do curso de Ciências Contábeis da Unochapecó, realizaram no último sábado (07/04) uma visita de estudos ao Colégio Agrícola La Salle em Xanxerê.

Na ocasião, os estudantes puderam aliar a teoria aprendida em sala de aula com as reais etapas em que os gestores rurais vivenciam, percebendo a relação entre os investimentos físicos, humanos até a comercialização dos produtos. A estudante do quinto per

íodo do curso, Kauely Aver, relata que a visita possibilitou compreender mais sobre a área agroindustrial, além de aprender na prática a contabilização dos produtos agrícolas, o lançamento de custos e também a identificação sobre cultura temporária ou permanente. “Os contadores estão sujeitos a clientes de diversas áreas sendo importante saber fornecer aos usuários informações corretas, auxiliar no planejamento e nas tomadas de decisões, identificando qual atividade é mais lucrativa”, afirma.

xvsdfsd

A professora da disciplina de Contabilidade de Negócios Agroindustriais, Silvana Dalmutt Kruger, destaca a importância da contabilidade e da análise dos resultados entre as atividades desenvolvidas no meio rural como instrumento de comunicação e apoio ao processo de tomada e decisões dos gestores rurais. “Entendo que a contabilidade aplicada às necessidades destes gestores é fator orientador na geração de renda e na análise dos investimentos", relata.

De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Daniela Di Domênico, a disciplina prevê atender as demandas da nossa região. "O agronegócio está fortemente presente e a contabilidade dos negócios agroindustriais é uma das áreas de atuação do contador", finaliza.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob a orientação de Eliane Taffarel
Visita de estudo