É hora de colocar as ideias no papel

Texto Juliane Bee*

A Universidade é o melhor lugar para colocar em prática boas ideias. Pensando em proporcionar a seus estudantes a oportunidade de empreender ainda na graduação, a Unochapecó está com inscrições abertas para a 5ª Maratona da Inovação. Os interessados podem se inscrever no site da Maratona até o dia 11 de setembro. Além da premiação, os três melhores projetos serão incubados pela Incubadora Tecnológica da Unochapecó (Inctech).

Segundo a analista técnica da Inctech, Andreici Vedovatto, a Maratona da Inovação busca apoiar o desenvolvimento do potencial empreendedor, fornecendo ferramentas adequadas a criação de empreendimentos inovadores. "A Inctech é uma dessas ferramentas que auxilia os estudantes a modelarem suas ideias, avaliando a possibilidade de transformá-la em negócio", comenta.

Ela conta ainda que acredita no potencial dos acadêmicos e na capacidade de criar e inovar. "A Inctech está disponível para dar suporte e apoio às iniciativas empreendedoras, transformando ideias em negócios inovadores", finaliza. Para participar da Maratona, o candidato precisa estar matriculado em um dos cursos da Universidade, seja graduação ou pós-graduação. Na hora de efetuar a inscrição, não é necessário descrever a ideia.

Após essa etapa, será realizado, no dia 22 de setembro, o workshop 'Problemas e desafios das grandes cidades', onde serão compostas as equipes de, no máximo, cinco pessoas. Na ocasião, cada grupo também vai escolher um professor orientador, que vai acompanhar o desenvolvimento do projeto. O segundo compromisso será já no dia 23, quando os candidatos serão estimulados a aperfeiçoar suas ideias através do workshop 'Soluções criativas para Smart Cities'. A entrega do projeto deve ser efetuada até o dia 31 de outubro.

Os 10 finalistas serão revelados no dia 13 de novembro, enquanto a defesa dos modelos de negócios para a banca avaliadora e a premiação das três melhores ideias acontecem no dia 21 de novembro. A Maratona vai premiar ideias capazes de solucionar problemas, aprimorar processos e otimizar resultados.

Premiação

Além da assessoria da Inctech para os três primeiros colocados, a equipe vencedora ganha a rematrícula de seus respectivos cursos e um vale presente da Livraria Universitária da Unochapecó, no valor de R$ 250. O segundo lugar conquista uma anuidade do curso de inglês on-line English Course Voxy, além de um vale presente da Farmácia Escola, também de R$250. Já a terceira melhor ideia ganha a inscrição para um curso de extensão da Unochapecó da sua escolha.

Os interessados podem conferir o edital da 5ª Maratona da Inovação para mais informações.

kkk

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.

Maratona da inovacao
Inctech