Hub Saúde avança no desenvolvimento de ações para melhoria da saúde no Estado

Texto Gabriel Kreutz*

Pensar em soluções para problemas na área da saúde não é uma tarefa fácil. Porém, quando se trabalha em equipe, junta-se os conhecimentos e as ações começam a sair do papel. Com o objetivo de causar um impacto social e proporcionar bem-estar para as pessoas, formou-se o Hub Saúde em Chapecó, que realizou mais uma etapa na última semana. Representantes de universidades, entidades, empresas, estudantes e população em geral se reuniram para dar sequência às atividades iniciadas e abraçar um novo desafio, desta vez para beneficiar o Corpo de Bombeiros.

O Hub surgiu por meio do Parque Científico e Tecnológico Chapecó@ e a primeira demanda foi pensar em melhorias para as crianças catarinenses que necessitam de atendimentos nas áreas de má formação óssea, lesões na coluna, lábio leporino e queimaduras. Agora, na segunda etapa, atendendo a uma solicitação do Hacking Health, IBM e Shriners, foram formadas duas equipes, cada uma delas com integrantes de áreas distintas. A primeira organizou a prototipagem do processo de triagem das crianças que necessitam destes tipos de atendimento. A segunda equipe pegou outro problema levantado no planejamento e deixou organizado um Hackaton, que é uma maratona da inovação concentrada.

De acordo com o representante do Hacking Health, Ivan Moraes, por meio das atividades é possível estreitar os laços entre os profissionais da saúde e os participantes, das mais diversas áreas. "Na última etapa, ficou definido que o Hub terá atuação estratégica e fundamental para organizar os formulários de estruturação dos atendimentos. Essa medida é importante pois foi constatado que os casos surgem de formas diferentes. Também, a medida que o Hub auxilia com esses projetos, as entidades envolvidas recebem treinamento e capacitação, para atuar com novas tecnologias", explica.

Foto Novo desafio

Também, na mesma etapa, o Hub recebeu um novo desafio, agora para beneficiar o 6° Batalhão de Bombeiros Militar de Chapecó. No evento, foi formado mais um grupo com integrantes de diferentes áreas para tratar deste assunto. O Comandante Anderson Sarte destaca que foi levado para o grupo alguns problemas que eles encontram no dia a dia dos atendimentos. "Trouxemos como demanda para o grupo a criação de protocolos de atendimento de ocorrências de trauma. Isso irá permitir a definição de funções para todas as instituições que auxiliam no atendimento dessas ocorrências, facilitando a integração entre as equipes e estimulando o treinamento a partir de simulados", explica.

Anderson conta, ainda, que a expectativa é que as parcerias possam ser ampliadas e ajudar a somar esforços para alavancar ainda mais o Hub Saúde em Chapecó. "Para o Corpo de Bombeiros foi muito gratificante participar de um movimento que busca melhorar nossa atenção à saúde. São envolvidos gestores, usuários do sistema e profissionais das mais diversas áreas, que juntos querem possibilitar a oferta de serviços de qualidade na área para a região", assinala

Hub em busca de melhorias

Segundo o assessor do Chapecó@, professor Ricardo Fantinelli, o objetivo do Hub é reunir pessoas de diversas áreas para debater os problemas e as causas e colocar a mão na massa para realmente impactar positivamente. "Para fazer a diferença, resolver os desafios que Chapecó e região possuem, não adianta esperar acontecer, ou o Estado resolver, precisamos nos mobilizar e trabalhar juntos. Esse é o momento propício para juntar forças e conectar de maneira inteligente todas as iniciativas do ecossistema de inovação. Se trabalharmos juntos, em sinergia e com empatia, vamos fortalecer nossa economia, gerar riquezas, ter mais impacto social. Vamos buscar catalisar os esforços e integrar instituições e pessoas".

Foto Ter um coletivo trabalhando em prol da saúde de todos, para o professor, é uma responsabilidade e uma oportunidade única. "A área da saúde é sensível, não se pode esperar. Com isso em vista, diversas instituições se uniram pra discutir esses desafios e fomentar, trabalhar junto à comunidade, formas de solucionar essas questões. Aí vai desde qualificação, eventos e até a construção de protótipos aplicados, e é exatamente isso que estamos fazendo no Hub", conclui.

Participar do Hub, para o empreendedor e professor da Unochapecó, Cezar Junior de Souza, tem sido uma atividade satisfatória."O movimento reúne profissionais qualificados das áreas da saúde, tecnologia, design e empreendedorismo para pensar e criar soluções que melhorem os processos do sistema de saúde. É incrível a diversidade de profissionais e instituições envolvidas discutindo e trabalhando juntos com o mesmo desejo, que é criar soluções inovadoras que melhorem os processos de saúde na nossa região, melhorando, assim, a qualidade de vida das pessoas que vivem aqui".

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Saude