Implantação do Sistema Único de Segurança Pública é tema de debate na Uno

Texto Gabriel Kreutz*

Em junho deste ano foi sancionada a Lei que cria o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Usando como modelo o Sistema Único de Saúde (SUS), a iniciativa tem como objetivo integrar as polícias, guardas municipais e demais órgãos de segurança e de justiça, para atuarem de forma conjunta. O primeiro debate sobre a implantação deste novo Sistema na cidade de Chapecó foi realizado na última terça-feira (26/09), no Salão Nobre da Unochapecó.

O evento foi organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB - 5ª Subseção Chapecó) e pelo curso de Direito da Unochapecó. Como este novo modelo possui muitas questões que envolvem tecnologia e programação, os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Universidade também participaram. Estiveram presentes, ainda, representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Delegacia Regional de Polícia, Prefeitura de Chapecó, Câmara de Vereadores e do Poder Judiciário de Chapecó.

De acordo com a coordenadora do curso de Direito, professora Andrea Marocco, a ação conjunta com a OAB proporciona que os estudantes mantenham-se atualizados. ''A intenção do evento é divulgar o Susp. Nós, em parceria com a OAB, promovemos diversas ações para estreitar os laços da Universidade com a comunidade. Nosso objetivo é que os alunos tenham acesso a uma informação qualificada, que possa atender a sociedade e suas especificidades, neste caso, aprimorar o sistema de segurança pública'', ressalta.

O reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, destaca que, para a Universidade, é muito importante sediar este evento, que visa melhorias para a comunidade. ''Este é um debate novo. Muitos advogados, pessoas da área da justiça e da área da polícia precisam destas informações. Com a conversa acontecendo dentro da Uno, conseguimos integrar os cursos, para que nossos estudantes, quando se formarem, já saiam sabendo como é o funcionamento do Susp'', assinala.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Susp