Empreendedores estão em fase de desenvolvimento do plano de negócios

Geral

A Incubadora Tecnológica da Unochapecó (Inctech) selecionou sete novos projetos que se caracterizam como ideias inovadoras para empresas de base tecnológica. Homologados pelo Edital 2013 os projetos se encaixam na modalidade de Iniciação Empresarial. A primeira etapa é o desenvolvimento de um plano de negócios, para identificar a viabilidade econômica do empreendimento e traçar o planejamento estratégico.

O princípio da incubação é desenvolver ações de intercâmbio de Hélice Tríplice, modelo que aborda a relação entre governo, empresas e universidades, na geração de conhecimento e inovação para o mercado. Atualmente a Inctech possui 13 empresas incubadas e cinco graduadas.

De acordo com a analista da Inctech, Andreici Vedovatto, grande parte dos empreendedores que procuram a incubadora busca auxilio à gestão. “Na maioria das vezes eles são detentores do conhecimento técnico para o desenvolvimento do produto/serviço, mas procuram uma base maior para a administração do negócio. É nisso que a incubadora contribui, através de cursos, consultorias e assessorias na gestão”, complementa.

Seleção dos projetos

O processo de seleção dos projetos para incubação ocorre por meio da inscrição ao edital, disponibilizado anualmente no site da Inctech. Podem se inscrever acadêmicos, empresários e empreendedores da região que tenham ideia de um produto ou serviço  inovador. Os homologados são submetidos à avaliação técnica e de viabilidade do negócio pelo Grupo de Trabalho da Incubadora, composto por entidades e instituições parceiras. A aprovação ocorre de acordo com as vagas disponíveis e a compatibilidade dos critérios exigidos.

Neste ano foram selecionados projetos em sete áreas diferentes de atuação. São eles uma agência digital, a Two Web, um estacionamento inteligente denominado SmartParking, o Hidromel Velho Oeste e um sistema eletrônico de alimentação. Também tiveram ideia aprovada um programa em gestão de processo e seguros, outro em tecnologia da informação, o Hub2b, e o projeto Cama Gabinada.

O professor do curso de Sistemas de Informação da Unochapecó Jorge Di Domênico, um dos idealizadores do projeto SmartParking, destaca que a incubação tem um papel fundamental na formatação da proposta. “Isso se dá através da elaboração do plano de negócio, bem como o apoio da universidade na concretização dos objetivos, a fim de que o projeto se torne uma realidade e venha agregar valor na área de mobilidade urbana”, argumenta.

Etapas da incubação

Após o desenvolvimento do plano de negócios, que consta de planejamento tecnológico, de capital, mercado, gestão e de vida e da verificação da viabilidade da ideia, o projeto passa pela pré-incubação. Nessa etapa será desenvolvido o protótipo de seu produto e ocorrerão os testes necessários. Em seguida inicia, de fato, a incubação, quando a empresa é formalizada, caso ainda não seja. A partir daí o empreendedor será graduado e poderá comercializar a nova tecnologia, se inserindo no mercado. Todo o processo leva de três a cinco anos para ser concluído.