Minha Uno
Menu Busca

Inscrições abertas para a pós em Cinema e Realização Audiovisual

Educação

Texto Tuanny de Paula*

 

As produções cinematográficas fazem parte do nosso dia a dia. Ao ligar a TV, ir ao cinema para assistir a um lançamento ou até mesmo baixar no computador, é possível acompanhar cenas de ação, mistério e romance. Os nossos sentimentos se envolvem com essas representações do mundo real e nos fazem refletir sobre a sociedade. Mas você já se perguntou como todas essas produções são pensadas e realizadas? Para levar esse conhecimento para os entusiastas da sétima arte e profissionalizar ainda mais aqueles que já fazem parte desse mundo, a Unochapecó oferta a segunda edição da Pós-graduação em Cinema e Realização Audiovisual. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site até o dia 18 de junho.

Durante o curso, serão ministradas 15 disciplinas com professores especialistas na área. Segundo a coordenadora do curso, professora Dafne Pedroso da Silva, a escolha do corpo docente priorizou por profissionais que estão atuando no mercado de trabalho, mas que também estão desenvolvendo estudos acadêmicos na área. "As disciplinas terão abordagens práticas e aplicadas, mas também terão uma abordagem reflexiva e teórica sobre os aspectos do setor", explica.

No Brasil, o audiovisual está crescendo ao longo dos anos e a qualidade das produções estão cada vez mais desenvolvidas. Os filmes Bingo: O Rei das Manhãs (2017) e Se a vida começasse agora (2017) são um exemplo disso. A professora Dafne comenta principalmente que o setor está se expandido fora do eixo Rio-São Paulo, longe das capitais, como é o caso de Chapecó e Oeste catarinense. "O curso de graduação tem um papel importante, no sentido de profissionalizar e capacitar as pessoas que querem atuar na área, mas a pós-graduação vai além. São poucos os lugares que oferecem uma especialização e a oportunidade de continuar os estudos na área ou então capacitar e atualizar os profissionais que já estão atuando".

A jornalista Carol Bonamigo foi estudante da primeira edição do curso e conta que ingressou pela afinidade e interesse pelo universo cinematográfico. "Desde criança tinha grande paixão por cinema e curiosidade em como um filme era produzido. Quando surgiu a oportunidade de aprender e mergulhar neste mundo, não pensei duas vezes e me matriculei", conta.

Carol, agora especialista em Cinema e Realização Audiovisual, trabalhou por cinco anos com produção e edição de vídeos e jornalismo televisivo. Apesar de não estar mais atuando na área quando ingressou no curso, conseguiu aprimorar os seus conhecimentos. "Embora o curso, para mim, tenha sido mais uma realização pessoal do que profissional, o conhecimento adquirido foi de extrema valia, especialmente no quesito 'contar histórias'. Afinal, nós jornalistas somos contadores de histórias. E o cinema vai muito além da ficção". Hoje em dia, ela se apropria do que estudou para escrever análises críticas de obras fílmicas para uma revista da cidade.

 

Conhecimento para empreender

Quem está ansioso para participar da segunda edição da pós é o egresso do curso de Produção Audiovisual e empreendedor da área, Donnovan Ferreira. Graduado em 2016, sempre esperou pela oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e elevar a qualidade profissional da empresa que administra. "A produtora tem como principal pilar o cinema e é preciso estar em constante atualização para contar histórias de forma sensível e próxima das pessoas", comenta.

Donnovan, que também atua no setor de Produção Audiovisual da Universidade, ainda explica que o mercado de trabalho da região está florescendo e tem uma linguagem mutável. "Para acompanhar essas mudanças é necessário se especializar ainda mais e, pelo que percebi, o corpo docente dessa edição tem uma formação vasta para ensinar isso", conclui.  

 

Matrículas

Após realizar a inscrição no site, o estudante deve comparecer na Central de Relacionamentos da Universidade para efetuar a matrícula. É necessário levar o formulário de inscrição preenchido, diploma de graduação (original e cópia), histórico escolar da graduação (original e cópia), comprovante atualizado de residência, declaração de quitação eleitoral, além dos documentos pessoais.

Estudantes egressos da Unochapecó contam com benefícios e descontos. Os ex-alunos da Universidade também devem apresentar comprovante de residência atualizado e de pagamento de matrícula. Para os demais documentos, a entrega é necessária apenas se ocorrer alguma alteração do período de graduação até a data da matrícula na especialização.

 

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert
COMPARTILHE
TAGS
Pos graduacao
Cinema
audiovisual

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image