Minha Uno
Menu Busca

Inscrições para Curso de Desenvolvedores em TI seguem até dia 13 de fevereiro

Educação

Texto Ionara Virmes*

 

Desde o início da pandemia, quase todas as atividades, antes realizadas de forma presencial, passaram a ser remotas. A tecnologia possibilitou que aulas, trabalho, contato com amigos e familiares, e até mesmo serviços de utilidade pública, passassem a ocorrer de maneira online. 

E por trás desse meio digital, existem muitos profissionais trabalhando para que essa nova realidade seja possível. Com isso, o mercado se viu diante de uma busca frenética por atuantes da área de Tecnologia da Informação, Análise de Dados e Desenvolvimento de Programas. “A área de TI é fundamental para todos os setores, sendo um meio facilitador para a disponibilidade dos serviços. Cada vez surgem mais demandas para as empresas e estas necessitam de mão de obra qualificada para atender essas atividades", explica o coordenador do curso de Ciência da Computação da Unochapecó, Sandro de Oliveira.

Para se ter ideia das oportunidades que o setor de tecnologia oferece, basta observar os dados apresentados pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). A pesquisa, realizada pela entidade em 2021, apontou que há mais de cinco mil vagas abertas em Santa Catarina. Para driblar essa dificuldade, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), destinou recursos às universidades comunitárias para que novos desenvolvedores sejam formados.   

Jovens e adultos interessados na área poderão participar do processo de seleção

A Unochapecó foi uma das instituições contempladas pelo edital nº 42/2021, e está com inscrições abertas para o 'Curso de Formação de Desenvolvedores em Tecnologia da Informação'. O curso é gratuito e acontecerá de forma híbrida, com aulas online e presenciais. São 120 vagas, dividas em três turmas, com 40 alunos por período (matutino, vespertino e noturno). Para a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, professora Andréa Marocco, é missão da universidade estar atenta às necessidades da comunidade, formando profissionais qualificados que atendam o mercado de trabalho. 

"Nós vivenciamos a palavra 'inovação' diariamente, e podemos dizer que, embora não seja apenas ligado ao aspecto tecnológico e digital, a inovação é agregada a ele quando percebemos que o mundo moderno precisa de soluções para os problemas complexos que antes não existiam. E não existe mais aquela espera, nós precisamos de soluções de problemas com agilidade, para que possamos trabalhar com sustentabilidade, com economia, e que ocorra o desenvolvimento econômico e social do mesmo modo que o mundo está sendo modificado", sublinha.

Seleção dos candidatos

Jovens e adultos poderão participar da seleção, desde que tenham idade mínima de 16 anos, estejam cursando ou finalizando o ensino médio e residam em Santa Catarina. O formulário de inscrição está aberto e poderá ser enviado até o dia 13 de fevereiro, junto aos documentos obrigatórios requisitados. Sendo eles: Cópia do Registro Geral (RG), da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Cadastro de Pessoa Física (CPF); e de um comprovante de residência atualizado. A seleção dos candidatos será feita entre os dias 14 e 19 de fevereiro e terá duas etapas. 

Matrículas

A lista de aprovados será divulgada no sistema de inscrições da Unochapecó, no dia 22 de fevereiro. A partir desta data, até o dia 28 de fevereiro, a matrícula poderá ser feita pelo setor de inscrições de cursos de extensão da Universidade. Para mais informações, o candidato pode entrar em contato pelo email cooperacaouno@unochapeco.edu.br ou pelo grupo de WhatsApp do curso. 

Com início no dia 03 de março e término em 23 de dezembro, terá a certificação de 600 horas, divididas em três módulos e oito horas de atividades complementares, destinadas a ações promovidas pelo Pollen Parque Científico e Tecnológico. O primeiro módulo será atribuído a introdução básica ao universo da computação, o segundo desenvolverá competências iniciais para formar desenvolvedores, e o último módulo abordará o desenvolvimento web.

 

*Estagiária sob supervisão de Christiane Lise

COMPARTILHE
TAGS
Ti
Tecnologia
Programacao
Pollen parque
Curso

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image