Inscrições para Programas de Pós-Graduação stricto sensu seguem até dia 22

Texto Gabriel Kreutz*

Se você já pensou em seguir na área da docência, ou então conquistar o título de mestre ou doutor para se aperfeiçoar em sua área, a Unochapecó tem um ótima notícia. Estão abertas, até a próxima segunda-feira (22/06), as inscrições para o processo seletivo dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Contábeis e Administração (Mestrado), Educação (Mestrado) e Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado). Para maior facilidade e segurança, todas as etapas do processo serão realizadas de forma remota.

“A inscrição para o processo seletivo, tanto para Mestrado quanto para Doutorado, é realizada totalmente pelo sistema da Uno, sem nenhuma etapa presencial. Quanto ao processo seletivo, que para cada programa possui suas particularidades (prova, entrevista, entrega de memorial descritivo, entrega de currículo...), todas as etapas serão realizadas de maneira remota e as informações serão repassadas aos candidatos após a homologação das inscrições, que será dia 29 de junho”, explica a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação stricto sensu da Unochapecó, professora Vanessa Corralo.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-graduação, professora Andrea de Almeida Leite Marocco, os Programas stricto sensu da Unochapecó alcançaram ótimos resultados nos últimos processos de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

“A qualidade do ensino oferecida pelos Programas proporciona aos estudantes promover pesquisas em áreas inovadoras, muitas delas exclusivas na região, possibilitando excelente formação na área científica e acadêmica. Os professores possuem sólida formação acadêmica e profissional, ampla experiência na pesquisa e docência. Ainda, em nossos Programas, possuímos muitas possibilidades de acesso a bolsas de estudo, contando com cotas da Capes e CNPq, além de muitas bolsas financiadas por recursos da Unochapecó”.

Para consultar os editais dos programas, basta acessar a página de cada um, no site da Unochapecó. Conheça agora um pouco mais sobre os Programas de Mestrado e Doutorado da Unochapecó com inscrições abertas:

Mestrado em Ciências Contábeis e Administração

Com duração de dois anos, esse programa possui duas linhas de pesquisa: Contabilidade e Controle de Gestão, e Gestão e Inovação em Cadeias Produtivas. As aulas do Mestrado ocorrem nas sextas-feiras, nos períodos da tarde e noite, e no sábado pela manhã. Podem realizar essa Pós-Graduação, profissionais graduados em Ciências Contábeis, Administração e áreas afins, como Economia e Engenharia de Produção, por exemplo.

O objetivo principal do Programa é formar pesquisadores e professores munidos de capacidade de análise e de reflexão com vistas à produção e aplicação de novos conhecimentos e tecnologias, particularmente nas áreas de controladoria e gestão organizacional.

Mestrado em Educação

Quem optar por esse Programa, pode escolher entre duas linhas de pesquisa: Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas, e Diversidade, interculturalidade e educação inclusiva. Também com dois anos de duração, as aulas acontecem nas segundas e terças-feiras, nos períodos vespertinos, semanalmente. Podem se inscrever, profissionais com graduação em diferentes áreas do conhecimento, envolvidos com questões educacionais e suas problemáticas.

O objetivo é formar educadores capazes de compreender que cada tendência epistemológica contempla, de forma diferenciada, a problemática do conhecimento e as suas possibilidades de análise e de intervenção no real.

Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde

Para o Mestrado em Ciências da Saúde, o prazo de duração é de dois anos, já para o Doutorado, são quatro anos. As linhas de pesquisa são Formação e Trabalho em Saúde, e Saúde e Ambiente. Podem se inscrever no Mestrado, graduados em cursos da área da saúde e afins, e para o Doutorado, podem se inscrever portadores de diplomas de mestrado em áreas afins.

O Programa, em nível de Mestrado e Doutorado, visa a produção de conhecimento científico pautado nos princípios da interdisciplinaridade e intersetorialidade. Desenvolve estudos, considerando a complexidade das relações entre saúde e ambiente e o processo de formação e trabalho em saúde, atentos às demandas locorregionais, nacionais e globais.

*Jornalista - Assessoria de Imprensa Unochapecó

Inscricoes abertas