Minha Uno
Menu Busca

Intercom 2020 será realizado de forma virtual

Educação

Texto Christopher Marin e Luana Poletto*

 

Mudanças e adaptações. Estas palavras têm marcado o ano de 2020, e não será diferente com o principal congresso de comunicação do país. O Intercom 2020, organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), será realizado de forma online devido à pandemia de Covid-19.

Entre as mudanças, além de ser em ambiente virtual, neste ano, o Congresso irá realizar um único evento para todas as cinco regiões: o Encontro Inter-regiões Intercom, com uma programação que se estenderá ao longo de todo o mês de outubro. Nele, estudantes de diferentes períodos e cursos da área da comunicação poderão trocar conhecimento e compartilhar suas produções realizadas em 2019. Nesta edição, acadêmicos e egressos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual irão participar e representar a Unochapecó.

O Congresso integra o Intercom Júnior, no qual os acadêmicos inscrevem artigos científicos sob a orientação de professores da Universidade, e a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), que além de exposição, é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da comunicação. 

Para o professor Alexsandro Stumpf, coordenador da etapa interna da Expocom na Unochapecó, os trabalhos que já estavam programados a serem submetidos para participar, mantiveram esse propósito mesmo com a adaptação para a plataforma online. O professor avalia que neste ano vai ser uma maneira diferente de socializar esses trabalhos para um público até mesmo maior. “Vai ser uma novidade, mas é também algo motivador, para a gente pensar no que os outros estudantes de outras regiões estão produzindo em termos de conhecimento dentro de seus cursos nas universidades na área de comunicação”, afirma.

Na seleção interna, foram inscritos 23 produtos. Após esse etapa de avaliação, 21 produções foram escolhidas para representar a Universidade na Expocom, sendo 15 do curso de Jornalismo, 3 de Publicidade e Propaganda e 3 de Produção Audiovisual.  

A egressa de Publicidade e Propaganda, Ana Cristina Ertel, teve seu trabalho selecionado na etapa interna. O website 'Incendeia: para mulheres da comunicação e design', foi produzido junto com Thaís Pizzinatto. Para Ana, o desafio foi colocar as informações do Trabalho de Conclusão de Curso de forma breve. O objetivo é dar continuidade ao projeto, por isso realizou a inscrição. “Temos muito orgulho do resultado final. Então é algo que eu e minha colega queremos compartilhar com as pessoas”, ressalta.

Já a egressa de Jornalismo, Diana Heinz, aponta que foram muitos os desafios surgidos com a elaboração de seu trabalho, a revista 'Protagonista'. “É desafiador criar um produto, você aprende a abrir o olhar a diferentes perspectivas”, conta. Além do incentivo da Unochapecó, o que a levou a realizar a inscrição foi ter participado do Intercom 2019. Com o projeto finalizado, Diana avalia que foi necessário dedicação, conhecimento e empatia.

Para a estudante de Produção Audiovisual, Maria Luiza de Matos, o maior desafio com a produção de seu trabalho, o roteiro de filme de ficção 'Alucinação', foi elaborar e saber contar a história. Maria Luiza realizou a inscrição com o objetivo de que mais pessoas conhecessem seu trabalho. “Uma das principais motivações foi por eu ser mulher, e ser mulher é extremamente difícil, a sociedade te diminui o tempo todo. Quis inscrever para mostrar que mulher pode fazer qualquer coisa sim e muito bem”, conclui. 

 

Novo formato

Após a seleção interna, os produtos agora serão avaliados por uma comissão. Os selecionados, diferentemente das demais edições da Expocom, neste ano, serão apresentados de forma online. A apresentação virtual substituirá a presencial. Para isso, a Intercom criará salas virtuais. Elas estarão na área privada dos inscritos no Encontro Inter-regiões Intercom. Assim, os inscritos poderão conferir os trabalhos de outros concorrentes de cada modalidade/categoria.

A partir da divulgação dos aceites (e seguindo o cronograma da Expocom), os finalistas terão dez dias para gravar um vídeo, postá-lo numa rede de compartilhamento de audiovisuais (como YouTube ou Vimeo) e inserir o link em um campo específico que será criado no sistema da Intercom.

O vídeo deverá ter entre cinco e oito minutos. Se os limites mínimos e máximos de duração forem desrespeitados, o trabalho será automaticamente eliminado. Podem participar o aluno-líder e outros autores do trabalho devidamente inscritos no Encontro. A participação de orientadores e professores ou de qualquer outra pessoa é proibida no vídeo. O único recurso permitido é o uso de uma apresentação.

 

Próximas Etapas

Após as etapas regionais, os vencedores de cada modalidade irão para a etapa nacional, que também será inteiramente virtual. A premiação ocorrerá no 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2020), em dezembro.

Para a etapa nacional, não é necessário submeter o trabalho novamente. A avaliação será feita virtualmente pelo júri, nos mesmos moldes da etapa regional. A cerimônia de premiação da Expocom nacional fará parte da programação virtual do Intercom 2020. A data será divulgada em breve, juntamente com a programação preliminar do congresso.

 

Trabalhos selecionados para representar a Unochapecó na Expocom

Categoria 1 - Jornalismo

“Acin Jornalismo: um laboratório de vivências jornalísticas” - Agência Júnior de Jornalismo - Luana Poletto; 

“Jornal Passe a Folha” - Jornal-laboratório - Ana Laura Baldo;

“Revista EXPE - 13ª ed” - Revista-laboratório - Ana Carolina do Carmo Vertuoso;

“Disritmia: a prática do jornalismo hipermidiático” - Produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo - Jaine Fidler Rodrigues;

“Insetos e Memórias” - Produção laboratorial em Jornalismo digital - Paula Fernanda Taffarel Benetti;

“A cobertura: o momento histórico na vida de jornalistas de Chapecó” - Livro-reportagem - Henrique Silvani;

“Âncora” - Produção em Fotojornalismo - Rafael Chiamenti Pedroso;

“Um olhar para o futuro” - Produção em Jornalismo literário e/ou de opinião - Ícaro Moraes Colella;

“Mustafá” - Documentário jornalístico e grande reportagem em vídeo e televisão - Deise Vanessa Agnoletto;

“Revista Protagonista” - TCC Projetos Experimentais - Diana Heinz;

 

Categoria 4 - Cinema e Audiovisual

“Gota” - Filme de ficção - Kauê Veloso dos Santos;

“Atracados” - Filme de não-ficção/documentário/docudrama - Tayvon Luiz Krutschner Bet;

“Alucinação” - Roteiro de filme de ficção - Maria Luiza de Matos;

 

Categoria 5 - Produção Transdisciplinar

“Les Petits Rats” - Fotonovela - Bruna Boita Meoti;

“Evento Elas por Elas - Violência Contra a Mulher” - Projeto de Comunicação Integrada - Thaís Pizzinatto;

“Revista Regalo” - Revista customizada - Maurício Aldoir Veiga;

“Letracina: o antibiótico que combate a bactéria das Fake News” - Comunicação e Inovação - Vanessa Marquezzan;

“Labchecking: a alfabetização midiática e informacional na formação de estudantes do ensino médio público” - Projetos de Extensão - Valeria Romanzini Cenci;

 

Categoria 6 -  Rádio, TV e internet

“Podcast Dando a letra” - Programa laboratorial de áudio - Isabel Cristina Piccoli;

“Uno Ciência: experiência audiovisual” - Produção audiovisual para mídia digitais - Fernando Bortoluzzi ;

“Incendeia: para mulheres da comunicação e design” - Website - Ana Cristina Ertel.

 

*Estagiários da Acin Jornalismo sob supervisão de Eliane Taffarel

COMPARTILHE
TAGS
Publicidade e propaganda
Produçao audiovisual
Jornalismo
Intercom
Expocom

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image