Minha Uno
Menu Busca

Interdisciplinaridade é tema da I Jornada Odontológica de Chapecó

Educação

Entre os dias 24 e 26 de outubro, o curso de Odontologia da Unochapecó e o Centro Acadêmico de Odontologia promoveram a I Jornada Odontológica de Chapecó. O evento recebeu estudantes dos níveis de graduação e pós-graduação, egressos, docentes e profissionais de Chapecó e região, além de contar com a presença de convidados de renome nacional na área da saúde.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Georgia Verardi Anchieta, a primeira edição da Jornada Odontológica foi de sucesso em seus objetivos. “Esta jornada teve o objetivo de promover um espaço de encontro e de discussão do presente e do futuro da Odontologia na nossa região, além da difusão do conhecimento na área. O enfoque foi a interdisciplinaridade e a atuação clínica integrada do Cirurgião-Dentista. O evento atendeu seu papel no desenvolvimento regional e sua filosofia de promoção da educação continuada da classe odontológica”, explica.

Na segunda-feira (24), a Jornada recebeu os professores Rodrigo Adalberto Cenci e José Luiz Bernardon Pretto para a palestra ‘Cirurgias avançadas em implantodontia’, pela manhã, e contou com a atividade prática-demonstrativa integrada de ‘Cirurgia: implantes curtos em áreas atróficas’. A terça-feira (25) foi marcada pela interdisciplinaridade, com a palestra ‘Fonoaudiologia e Odontologia: atuação interdisciplinar’, com a professora e coordenadora do curso de Fonoaudiologia, Raira Fernanda Altmann. No mesmo dia, o doutor Leonardo Lamberti Miotti ministrou a palestra ‘Dentística: laminados cerâmicos e lentes de contato’. Os cursos adicionais de ‘Gestão financeira’, com Mauani Medeiros, e ‘Hands-on: preparo para laminados e lentes’, também com o professor Miotti, fecharam o segundo dia de evento.

Já o último dia de Jornada, quarta-feira (26), iniciou com a palestra ‘Harmonização facial, da toxina botulínica até o full face’, com as ministrantes Isadora Machado Wille e Sandy Mariana Bueno, e contou também com o tema ‘Plástica gengival: importância da periodontia nos tratamentos estéticos multidisciplinares’, ministrado por Eduardo De Mesquita Sampaio. Por fim, a especialista Mara Isabel Denardi Nehring ministrou a palestra ‘Ética na Odontologia nos dias de hoje’. O evento também foi marcado por exposições de trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos, em banners e apresentações orais, durante todos os dias.

Reencontro com a profissão

Para o estudante Maurício Eduardo Angonese, que cursa o sexto período de Odontologia, e também integra o Centro Acadêmico do curso, a Jornada Odontológica teve um significado especial. Isso porque Maurício ingressou na Unochapecó em meio ao período de contingenciamento das atividades acadêmicas, devido à pandemia da Covid-19. Após um início atípico da graduação, o evento veio para envolver discentes e docentes em áreas além da grade curricular. 

"Ainda no fim do terceiro ano do Ensino Médio, eu já sabia que queria ingressar na área de saúde, prestei vestibulares para vários cursos. A Odonto entrou na minha vida após uma conversa com a minha família sobre as afinidades, e entrei na Unochapecó com muita empolgação, por ser na minha cidade e por ter tanta estrutura do curso. Visitei muitas universidades e compensava muito ficar em Chapecó. A Jornada nos oportunizou mais envolvimento com a Extensão, com o mercado, com a prática de oficinas com profissionais de fora da Universidade, e isso é essencial", diz.

Maurício acredita que eventos como a Jornada tiram o peso da rotina do curso e motivam a expandir a visão do mundo profissional, pensando na gestão da carreira para além do currículo. "Como o curso tem essa qualidade, o nosso diploma vai ter uma validade muito maior do que ser apenas um curso, mas será 'aquele' curso, que nos oferece a base mais sólida", conclui.

COMPARTILHE
TAGS
Jornada odontológica
Jornada acadêmica
Interdisciplinaridade

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image