Minha Uno
Menu Busca

Jane's Walk inspira protagonismo da comunidade nas evoluções urbanas de Chapecó

Comunidade

Texto Ícaro Colella*

 

A cidade é como uma grande casa que acomoda milhares de pessoas. Na correria do dia a dia, normalmente os habitantes não param para observar as belezas e nem mesmo os problemas ao seu entorno. As mudanças acontecem e o cenário urbano se modifica sem que ninguém repare. Com a intenção de incentivar as pessoas a pensarem a respeito do ambiente em que vivem, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó organiza em Chapecó, pela primeira vez, o Festival Jane's Walk. A atividade acontece no próximo sábado (04/05), das 8h20 às 17h, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.

O Jane’s Walk é um movimento global que promove o resgate do hábito de caminhar nas cidades, no intuito de inspirar os cidadãos a observarem a cidade onde moram e serem protagonistas nas mudanças e evoluções. O movimento, que passou por mais de 200 cidades pelo mundo, chega em Chapecó e é inspirado pelo trabalho de Jane Jacobs, jornalista, urbanista e ativista que defendeu as vozes das pessoas comuns no planejamento de bairros e na construção de cidades.

Para a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uno, Gabriela Borges, o evento se destaca pela necessidade crescente de observar o cotidiano das cidades e aprofundar a discussão do ambiente urbano. Segundo Gabriela, é importante estudar o crescimento desenfreado das cidades, na perspectiva dos problemas gerados para o cidadão, e refletir sobre acessibilidade e espaços de convívio social. "Queremos que as pessoas discutam as cidades a partir de um olhar das perspectivas e melhorias para o pedestre e que busquem na coletividade um urbanismo mais justo e igualitário", ressalta.

A programação inicia às 8h20 com o credenciamento. A primeira atividade do dia será com a palestra da arquiteta e urbanista Nathalie Prado, coordenadora da Organização Social Cidade Ativa, que irá discutir questões sobre cidades caminháveis e urbanismo tático, estruturando-a em dois eixos principais. O primeiro é metodologias e intervenções físicas: exposição teórica do conceito 'active design' (desenho ativo), estratégias e discussão sobre desenho de cidades mais ativas e saudáveis e mobilidade ativa. O segundo eixo são debates: conversa sobre as questões gerais apresentadas, através de opiniões, dúvidas e possibilidades de atuação no campo profissional.

Já a caminhada Jane’s Walk Xap ocorrerá a partir das 11h30 e será guiada por cidadãos locais. Ela acontecerá em rotas pré-definidas nas proximidades do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. Durante uma hora, haverá discussão sobre a cidade e as perspectivas de crescimento futuro incluindo a abordagem de temas como: diferenças sociais, a função urbana, ocupação e uso do solo, infraestrutura, não valorização da escala humana, crescimento urbano indiferente às necessidades das pessoas, características das ruas e tamanho das calçadas. Como resultado da caminhada, no período vespertino, os participantes deverão elencar aspectos positivos e negativos do que visualizaram através de registros fotográficos, resultando no compartilhamento das experiências vivenciadas.

As inscrições para o evento estão abertas até o dia 30/04. Para os acadêmicos da Unochapecó, sem custos. Para o público externo, com o valor de R$ 30,00. Ambas podem ser feitas pelo site da Uno.

 

*Estagiário sob supervisão de Jessica De Marco

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Comunidade
Coletivo
Arquitetura e urbanismo

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image