Minha Uno
Menu Busca

Jornada de Estudos Ambientais e Novas Tecnologias inicia segunda-feira

Educação

Texto Ana Paula Dornelles*

 

'Tendências tecnológicas de um mundo em constante mudança', essa é a temática da palestra de abertura da 17ª Jornada de Estudos Ambientais e Novas Tecnologias, que acontece de 17 a 21 de setembro na Unochapecó. A palestra será ministrada no primeiro dia do evento, às 19h, no Salão Nobre da Universidade. O professor Renato Eric Miranda, profissional com experiência em tecnologias Oracle (sistema gerenciador de banco de dados) e arquiteto de tecnologias Cloud (computação em nuvem), será o palestrante. Na sequência, o especialista em tecnologia e gestão de projetos, Alex Kuhnen, explana sobre 'Indústria 4.0'. Além dessas duas apresentações, o evento é composto por outras diversas atividades voltadas para estudantes e professores da Área de Ciências Exatas e Ambientais (Acea) da Unochapecó.

Segundo o diretor da Área, professor Gustavo Lopes Colpani, a 17ª edição da Jornada de Estudos, que tem como tema principal Sustentabilidade, Inovação e Tecnologia,  é um evento que tem o objetivo de proporcionar aos acadêmicos o contato com profissionais das mais distintas áreas de atuação. "Os estudantes terão a oportunidade de conhecer quais as atualidades e práticas existentes nos campos de trabalho da futura profissão. Além disso, é um momento para que os acadêmicos possam se integrar entre os cursos", explica.

Serão mais de 90 outras atividades oferecidas nos cinco dias de evento, entre elas minicursos, oficinas, workshops, apresentações de trabalhos e palestras. "Cada curso possui uma programação própria, porém, foi criado um projeto pela Área para que os alunos pudessem escolher atividades de diferentes cursos, conforme aptidão", complementa o professor.

Os cursos que integram a Área são: Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Ciências Biológicas; Ciência da Computação; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Matemática; Medicina Veterinária; e Sistemas de Informação. Por isso, espera-se que haja grande número de participantes. "Temos como expectativa uma participação efetiva dos alunos e docentes, no intuito de aproveitar e absorver o máximo de conhecimento repassado pelos profissionais das áreas que estarão envolvidas. A importância desta semana deve-se ao fato de mostrarmos aos alunos que aquilo que é repassado em aula como teoria é vivenciado no dia a dia dos profissionais. Além disso, queremos estimular os estudantes para que eles se identifiquem com os cursos que estão realizando e possam vislumbrar as áreas em que irão atuar", finaliza Gustavo.

O evento é aberto também para a comunidade externa. A programação completa da Jornada Acea pode ser conferida na página do evento, no site da Unochapecó.

 

*Estagiária, sob supervisão de Jessica De Marco
COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Jornada de estudos
Acea

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image