Jornada de Nutrição apresenta novas perspectivas do mercado de trabalho atual

Profissão

Texto Ícaro Colella*

Apesar de extenso o tempo que se passa na Universidade, as áreas de conhecimento envolvem tantos assuntos que a matriz curricular precisa contar com eventos e atividades para oferecer uma formação completa e mostrar todas as possíveis áreas de atuação aos estudantes. Para dar conta de tudo que acontece no mundo da Nutrição, o curso da Unochapecó realiza a cada dois anos a sua Jornada Acadêmica. Esta já é a 5º edição do evento, que é uma marca registrada do curso, e neste ano foi realizada entre os dia 19 e 22 de agosto, no Salão de Atos da Universidade.

As atividades foram pensadas a partir da perspectiva de ouvir os estudantes. O evento trouxe as temáticas e os palestrantes sugeridos pelos próprios acadêmicos. Para isso, foi realizada uma parceria com o Centro Acadêmico de Nutrição, que participou da comissão organizadora. "A nutrição é uma área muito grande e que vem expandindo com o passar do tempo. Por isso decidimos trabalhar esses temas e agregar-los no nosso projeto pedagógico", destaca uma das coordenadoras do evento, professora Nádia Kunkel Szinwelski.

Além de ser um momento de formação e uma experiência científica, a proposta é de interatividade. Todas as noites foram realizadas atividades paralelas no hall de entrada do Salão de Atos, para descontrair e integrar os participantes. Como o evento foi aberto para o público externo, um fator destacado pela professora para essa quinta edição foi o número de inscritos, que superou as expectativas dos organizadores. "Aumentamos o número de vagas, mais do que tínhamos planejado, e mesmo assim tivemos que encerrar as inscrições por conta da capacidade do espaço", destaca Nádia.

O evento contou com a participação de vária empresas que trouxeram um pouco dos serviços prestados para aproximar a teoria da prática. Para a coordenadora do curso,  professora Fernanda Grison Confortin, o estudante pôde vivenciar esse momento pensando em tudo que foi aprendido em sala de aula e sua devida aplicação. "Uns dos palestrantes são egressos do curso, que montaram recentemente uma empresa de alimentação e estão trabalhando com alimentos focados para uma área saudável, uma nutrição mais funcional, uma outra vertente. Assim, com o evento buscamos trazer várias áreas para que eles saibam que existem opções variadas de trabalho", explica.

O lançamento do Clube do Egresso de Nutrição aconteceu na Jornada

Este ano, a jornada também foi palco de uma novidade, o lançamento do Clube do Egresso do curso de Nutrição, uma oportunidade ímpar para promover o encontro dos que já passaram pelo curso. A iniciativa promove a aproximação da Instituição com os egressos, o que fortalece esse relacionamento para manter os laços que foram criados durante a trajetória acadêmica, além de oferecer benefícios aos já formados. Com essa iniciativa de trazer os profissionais formados pela casa, os acadêmicos podem se sentir mais próximos do mercado de trabalho e aprenderem com os mais experientes.

Nutrição estética

Considerado um ramo novo da nutrição no Brasil, e já com bastante procura, a nutrição estética é uma área que vem despertando a atenção de muitos profissionais. Para falar sobre o assunto, a nutricionista Lisete Gribeler Souza foi uma das convidadas da primeira noite da Jornada. A palestra abordou espaço de mercado, caminhos para trabalhar na área e oportunidades para os nutricionistas que escolherem a estética.

Quando se fala em estética, a ideia de aliar ela com a nutrição vai muito além da perda de peso. "A nutrição estética trabalha com pele, rugas, manchas, envelhecimento, cabelo, unhas e principalmente saúde através da alimentação. Não é possível desassociar a nutrição estética da clínica, porque a beleza, literalmente, vem de dentro para fora. Se você não estiver nutrido, não será uma pessoa bonita. Então eu considero a estética um ramo da nutrição clínica que procura lidar com a auto estima e a imagem corporal das pessoas", explica Lisete.

Para a nutricionista, apresentar essa vertente aos estudantes pode ser um forma de mostrar uma nova área de atuação. "É importantíssimo trazer esses conteúdos para dentro da Universidade. Quem está se formando agora, por exemplo, pode estar confuso sobre qual caminho deve seguir. Essas conversas apresentam possibilidades para que eles façam escolhas de acordo com seus gostos e já possam se dedicar mais na área que desejar", completa.

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Kreutz

Nutrição