Minha Uno
Menu Busca

Laboratório de Análises realiza testes de qualidade há cinco anos

Saúde

Criado em 2011, o Laboratório de Análises de Alimentos da Unochapecó presta suporte para toda a comunidade da região Oeste que necessita de testes de controle de qualidade e de monitoramento dos processos produtivos que envolvem a fabricação de alimentos. São realizados ensaios microbiológicos em alimentos e água. O Laboratório surgiu através de uma parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Quilombo.

O objetivo inicial era atender os agricultores familiares e as pequenas e médias agroindústrias que produzem e comercializam produtos alimentícios como queijos, doces de frutas, produtos cárneos e panificados. Mas o serviço também está disponível para indústrias de um modo geral, bem como toda a comunidade. Neste ano, o laboratório aguarda a creditação na ISO 17025/2005 pelo Inmetro, referente à competência na realização de um escopo de ensaios microbiológicos.

unoDe acordo com a professora Rose Maria de Oliveira Mendes, coordenadora de qualidade do Laboratório, um dos objetivos deste trabalho é valorar o produto produzido pelas agroindústrias familiares e por pequenas e médias indústrias que produzem alimentos. “Para um produto sair de dentro de uma empresa e ir para o mercado, ele precisa atingir inúmeras legislações impostas pelo padrão legal. O nosso objetivo é que aqueles que produzem em menor quantidade tenham as mesmas condições de fazer análises em todos os produtos, conforme previsto na legislação vigente”.

Mas o papel do laboratório vai além da realização de ensaios. Ele também auxilia os pequenos produtores na hora de resolver os problemas ligados à qualidade dos produtos. “Quando as análises estão um pouco equivocadas ou fora dos padrões legais, nós damos um norte para as pessoas. Por meio de uma conversa sobre as matérias primas que o produtor está usando e como ele procede a higienização para o preparo dos produtos alimentícios, podemos ter uma noção do que está alterando as análises, e contribuir na melhoria do produto”, afirma Rose.

O Laboratório realiza, também, ensaios relacionados a potabilidade da água. Segundo a coordenadora técnica do Laboratório, Débora Carneiro Leite, “na nossa região é comum a implantação de poços para a captação de água, e muitas pessoas não tem conhecimento da qualidade da água que estão consumindo”. Qualquer pessoa que deseje obter mais dados sobre a água que está ingerindo, ou qualquer outra amostra de água, pode entrar em contato com o laboratório.

Procedimentos

Cada ensaio analítico tem um custo específico. Podem ser realizados ensaios isolados bem como via contratos a médio e longo prazos, sendo que desta forma, os valores cobrados pelos serviços são mais acessíveis.

Para realizar análises, os interessados devem entrar em contato com o laboratório. Débora informa que para algumas amostras existem certos procedimentos que precisam ser seguidos na hora da coleta. “Para água, por exemplo, ela deve ser coletada em um frasco estéril, que é disponibilizado pelo próprio laboratório”. O indicado, para realizar os procedimentos da forma correta, é que antes de trazer o produto a ser analisado, os interessados entrem em contato com o laboratório. As orientações podem ser obtidas através do e-mail lab.alimentos@unochapecó.edu.br, ou pelos telefones (49) 3321-8391/8346, em horário comercial.

COMPARTILHE
TAGS
Serviços
Laboratório de análise de alimentos
Ensaios
Comunidade
Alimentos
água

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image