Leonardo Boff abre ciclo de palestras do Fórum de Humanas e Jurídicas

Texto Tuanny de Paula*

Uma das preocupações da Unochapecó é levar para a comunidade o debate sobre situações do mundo atual e a esperança para a carreira e a vida das pessoas ligadas à Universidade. Por isso, na última sexta-feira (01/09), o tema 'A força política da esperança diante da situação atual' foi o escolhido para abrir o Fórum Integrado de Humanas e Jurídicas. O teólogo, escritor e professor Leonardo Boff foi quem conduziu a palestra, que lotou o teatro do Centro de Cultura e Eventos de Chapecó.

Durante o encontro, o professor conhecido internacionalmente por sua defesa pelos direitos humanos e ambientais, destacou assuntos da política nacional e problemas econômicos e sociais vividos atualmente. A esperança, para ele, é a chave para vencer essas problemáticas. “O princípio esperança é aquele impulso que está dentro de nós, que nos faz continuamente sonhar alternativas, criar utopias, elaborar projetos”, destaca.

Leonardo Boff ainda fez uma relação do tema com o papel da Universidade. Ele considera como um desafio pensar além das disciplinas e buscar uma conexão com a sociedade. "As universidades devem ter um sentido social, que é discutir os problemas do povo, dar assessoria às comunidades. É um espaço de problematização da realidade", finaliza.

A programação do Fórum tem continuidade nesta segunda-feira (04/09), com a palestra 'O papel do STF nesses 28 anos de constituição'. O advogado, professor e escritor Pedro Lenza conduzirá a temática.

Mais palestras

No dia 19 de setembro, o jornalista Caco Barcellos apresenta o tema 'Injustiça social: realidade e desafios'. No dia 20, é a vez do juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) e membro do Conselho Consultivo da ENAMAT, o juiz titular da 4ª Vara do Trabalho de Chapecó, Giovanni Olsson, falar sobre 'A reforma trabalhista'. Para fechar o evento, a filósofa, poeta e psicanalista Viviane Mosé apresenta a palestra 'As mudanças dos valores do mundo contemporâneo', no dia 25 de outubro.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Leonardo boff
Forum integrado humanas e juridicas