Licenciatura em Artes realiza mostra pedagógica baseada no ensino de arte

Na noite da última terça-feira (27/06), o curso de licenciatura em Artes realizou uma mostra pedagógica no corredor do Bloco C, com o objetivo de mobilizar e interagir com a comunidade acadêmica através de jogos didáticos. A atividade foi realizada por meio do componente curricular ‘Ensino da Arte na Educação Básica: Conhecimentos e Habilidades’, ministrado pela professora Márcia Moreno.

A proposta da disciplina é possibilitar que os acadêmicos estruturem habilidades e competências com os assuntos previstos na Base Nacional Comum Curricular, assim como possam conhecer na prática a realidade escolar ‘versus’ o proposto no documento. A partir de análises e anotações, o desafio de cada grupo foi o de materializar todo o conteúdo estudado, de modo interativo, voltado para professores e alunos do Ensino Fundamental I. Na mostra, os acadêmicos compartilharam suas ideias e propostas, gerando um importante marco de qualidade técnica e intelectual. No semestre 2023/1, o foco do curso esteve voltado para a área da música.

Márcia explica que os grupos já haviam validado suas propostas em sala de aula, junto dos colegas e docentes, e a ideia era de validar também com o público externo. “Os alunos, professores e técnicos que circulavam pelo local, eram convidados a participarem das experiências e na sequência avaliarem as propostas. Esse projeto possibilitou que os estudantes vivenciassem os documentos que regem o Ensino Básico com a teoria/prática e pudessem compartilhar suas ideias, validando assim suas propostas”, conclui.

Mostra pedagógica
licenciatura