A obra será lançada na próxima segunda-feira no Rio de Janeiro

Geral

Na próxima segunda-feira, 11 de agosto, a Argos Editora da Unochapecó, lança mais uma obra intitulada “Do mito das Musas à razão das Letras – Textos Seminais para os estudos literários século VIII a.C. – Século XVIII”. O lançamento acontece na cidade do Rio de Janeiro, na Livraria Travessa, em Ipanema a partir das 19h, com a presença do organizador Roberto Acízelo de Souza, que realiza sessão de autógrafos.

O livro compõe um amplo repertório de textos representativos da reflexão sobre as práticas literárias desenvolvidas no período que inicia em torno do século VIII a.C. até o XVIII. Muitos deles raros, e vários outros traduzidos especialmente para integrá-lo que permaneciam inéditos em português e demais línguas modernas.

Os textos apresentados nas 1072 páginas do livro refletem a poesia e outras artes verbais, desde suas manifestações mais remotas na história do ocidente, que sempre desfrutaram de considerável apreço social e cultural. São assuntos que se tornaram tema da filosofia e suscitaram o surgimento de disciplinas dedicadas ao estudo de seus diversos aspectos, como a retórica, a poética, a gramática e a filologia.

São textos obtidos em edições confiáveis, sendo suas respectivas referências apresentadas de modo uniforme e segundo o rigor recomendável. Cada um deles é precedido de uma sintética apresentação do autor, e eventualmente do tradutor, constituída por dados biográficos relacionados à sua formação intelectual, bem como, sobretudo no caso dos filósofos, por uma sumária descrição do seu sistema.

Sobre o organizador

Roberto Acízelo de Souza licenciou-se em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, obteve os graus de mestre e doutor em Teoria da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e fez estudos de pós-doutorado na Universidade de São Paulo. Exerceu o magistério na Universidade Federal Fluminense, e atualmente é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Entre seus principais trabalhos publicados, figuram: “Historiografia da literatura brasileira: textos fundadores” (Rio de Janeiro: Caetés, Faperj, 2014); “História da literatura: trajetória, fundamentos, problemas” (São Paulo: É Realizações, 2014); “Uma ideia moderna de literatura” (Chapecó: Argos, 2011); “Teoria da literatura” (São Paulo: Ática, 2011); “Introdução à historiografia da literatura brasileira” (Rio de Janeiro: Eduerj, 2007); “Iniciação aos estudos literários” (São Paulo: Martins Fontes, 2006); “O império da eloquência: retórica e poética no Brasil oitocentista” (Rio de Janeiro: Eduerj, 1999); “Formação da teoria da literatura” (Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1987).

#lançamento #livro #editora #argos #práticas #literárias