Mais de 1.200 alunos participaram da 2ª edição do Arena Uno

Texto Ionara Virmes*

A alegria dos encontros e reencontros na Unochapecó começou na última segunda-feira (14/02), quando muitos retornaram e outros deram seu primeiro passo na vida acadêmica. E para a recepção dos novos estudantes, a Universidade realizou a segunda edição do Arena Uno durante os dias 15, 16 e 17 de fevereiro, desta vez, de modo presencial e com o Salão Nobre do campus Chapecó cheio de novos sonhos.

Maria Eduarda e Milena participaram do segundo dia do Arena

Maria Eduarda Monteiro e Milena Vieira, calouras do curso de Administração, contam que iniciar esse novo ciclo traz ansiedade e muita esperança, dessa maneira, fazendo do Arena um momento ainda mais importante para quem está entrando na universidade. "Está sendo uma experiência nova, estou gostando bastante. Eu me encontrei na Administração, espero sair daqui com muito conhecimento e alegria, já que estou fazendo o que gosto e posso colocar em prática na área em que atuo. Com certeza o evento facilita para quem está chegando agora, como eu nunca vim para cá é uma coisa muito nova, fico muito perdida e com certeza vai facilitar muito nos próximos dias aqui e vai ser bem melhor', relata Maria Eduarda.

Com a finalidade de apresentar os cursos da Unochapecó e tirar dúvidas sobre a estrutura e o dia-a-dia da vida universitária, o evento contou com a presença do reitor, professor Claudio Jacoski, pró-reitores e coordenadores. Tudo isso embalado com boa música e entrega de brindes aos calouros. Para a professora Bruna Furlanetto, coordenadora do curso de Ciências Econômicas, a edição deste ano gera arrepios e uma energia à tempos não sentida pelo campus. "Eventos como a Arena facilitam o início da vida acadêmica, já vemos muitas dúvidas quando eles estão entrando na Universidade. Então ter um momento para que esclareçam suas questões, se coloquem dentro da sociedade acadêmica e entendam o contexto que estão inseridos é de extrema importância", sublinha.

O Arena Uno também aconteceu na unidade de São Lourenço do Oeste

No campus de Chapecó, o Arena durou três dias com a presença dos alunos de todas as escolas do conhecimento da Instituição. Já no dia 21 foi a vez dos estudantes da Unidade Fora de Sede em São Lourenço do Oeste receberem as atividades de integração do evento, que reuniu, nos quatro dias, mais 1.200 alunos. Em suas boas vindas aos novos estudantes, o reitor, professor Claudio Jacoski, contou um pouco da história da Instituição e da importância dessa etapa para a vida de cada um.

"Esta foi a primeira semana dos melhores anos da vida de vocês (calouros), quem já passou por essa experiência pode confirmar para vocês, a caminhada iniciada aqui pode ser incrível se quiserem. O conhecimento não tem limites. A gente não precisa se restringir, podemos avançar o quanto quisermos, e a Unochapecó tem uma infinidade de possibilidades em todos os sentidos. Como o Pollen Parque Tecnológico, onde disponibilizamos um espaço de aprendizagem diferenciado na Instituição, os laboratórios bem estruturados que temos dentro da nossa Universidade, além de oportunidades em outras áreas, nas artes, na música, no esporte e na cultura, a qual entendemos como forma de valorização do ser humano", pontualiza.

*Estagiária sob supervisão de Christiane Lise

Reencontro