Minha Uno
Menu Busca

Mais de 800 pesquisadores participaram do 10ª Siepe

Educação

A 10ª edição do Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó (Siepe) entrou pra história. Foram três dias de evento, 804 pesquisadores inscritos, mais de 500 trabalhos acadêmicos apresentados e muita troca de experiências.

Este ano, o maior evento de pesquisa científica do Oeste teve como tema 'Educação, Protagonismo e Empoderamento'. Por conta da Covid-19, o Siepe foi realizado no formato híbrido, com palestras e mesas-redondas transmitidas ao vivo direto do Pollen Parque Científico e Tecnológico. Para a pró-reitora de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação da Unochapecó, professora Andrea Marocco, essa edição foi marcada pelo engajamento de muitas pessoas . "O Siepe só é possível graças ao esforço e dedicação de professores, técnicos, estudantes e entidades que fazem parte dele. Por conta de tudo que vivemos com a pandemia da Covid-19, a ciência se tornou protagonista, e foi justamente isso que a gente quis mostrar nessa edição. Mostrar o quanto a Universidade, as nossas pesquisas e a ciência, podem contribuir para o desenvolvimento social, humano e econômico de todo o Oeste a partir de soluções criativas e inovadoras", salienta a pró-reitora. 

Em todas as palestras e debates do evento, o protagonismo foi a palavra da vez. Tanto, que a palestra de abertura 'Mulheres do Brasil: Protagonistas das mudanças’, ministrada por Sônia Hess, uma das personalidades mais influentes do País, abordou o empreendedorismo e o papel das mulheres como protagonistas das mudanças. O Siepe é também uma oportunidade para professores e estudantes das mais diversas áreas socializarem as pesquisas produzidas ao longo dos anos. O reconhecimento de todo trabalho realizado foi coroado no último dia de evento quando aconteceu a divulgação dos vencedores do Prêmio Produção Acadêmica. 

Ao todo foram 21 premiados, divididos em seis escolas do conhecimento e nas modalidades de ensino, pesquisa e extensão. A lista completa dos premiados pode ser conferida no canal do YouTube da Unochapecó. "Nós conseguimos discutir a educação em todos os seus âmbitos, no ensino, na pesquisa, extensão, inovação, articulação e, principalmente, a gente conseguiu trazer o protagonismo de todas as ações acadêmicas desenvolvidas dentro e fora da Universidade. O Prêmio Produção Acadêmica só veio para respaldar todos os trabalhos que foram apresentados", ressalta o organizador do evento, professor Alexsandro Stumpf.

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Siepe
pesquisa
extensão
ensino

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image